Ipec: Por que Lula venceria no 1º turno, mesmo com 48% dos votos

Atualizado em 14 de dezembro de 2021 às 21:43
Lula primeiro turno
Lula venceria no primeiro turno se as eleições fossem hoje, diz Ipec

A nova pesquisa Ipec mostrou Lula com 48% das intenções de votos no primeiro cenário. O número mostra que o ex-presidente venceria no 1° turno, caso as eleições fossem hoje. Pelo menos é o que diz o percentual válido, quando são retirados os números do “não sabem ou não responderam” e “branco ou nulo”.

Em votos válidos, o petista tem 56,3% das intenções de votos. Bolsonaro possui menos que a metade do primeiro colocado. O chefe do executivo federal tem 25,3%. Moro aparece em terceiro com 9,2% das respostas dos entrevistados. Ciro Gomes é citado por 5,7% e Doria tem apenas 3,4%.

É importante destacar que não há segundo turno quando um candidato tem mais de 50% dos votos válidos. Por isso os dados do Ipec são animadores para o Partido dos Trabalhadores. Apesar de faltar ainda meses para as eleições, o ex-presidente se mostra uma grande força para derrotar o bolsonarismo.

Leia mais:

1 – STF tira de Bretas mais uma ação que envolve Cabral por esquema nos transportes

2 – Alexandre de Moraes impôs condição para aceitar general no TSE: “Sem golpismo?”

3 – VÍDEO: Heleno diz que toma calmante para não incentivar Bolsonaro a dar um golpe

Pesquisa sem os números válidos: Lula é o primeiro colocado

Na pesquisa geral da Ipec, Moro é terceiro colocado com 6% das intenções de votos. Ciro Gomes tem 5%, o que significa um empate técnico. Bolsonaro aparece com 21%, segundo os dados. Agora Lula lidera com muita folga, tendo 48% da preferência dos eleitores entrevistados.

O Ipec foi criado por ex-executivos do Ibope Inteligência após o seu encerramento. O novo instituto de pesquisa atua na área de consultoria e inteligência em pesquisas de mercado, opinião pública e política.

O levantamento do Ipec foi feito de 9 a 13 de dezembro e ouviu 2.002 pessoas em 144 municípios. A margem de erro é de 2 pontos para mais e para menos. O nível de confiança é de 95%.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link