
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é visto pelos políticos como o favorito para vencer as eleições em outubro já no primeiro turno. Isto porque o nome dele aparece nas pesquisas eleitorais próximo dos 50% válidos. A aposta é que, se ele não cair, dificilmente não receberá votos de simpatizantes de outros candidatos.
Conforme apurou o DCM, acredita-se que o antibolsonarismo será maior do que o antipetismo. Isso significa que, caso o ex-presidente tenha cerca de 46% dos votos válidos, a tendência é que eleitores de Ciro Gomes, João Doria, Simone Tebet e até Sergio Moro escolham o petista no primeiro turno.
Seria uma estratégia para impedir um segundo turno e, consequentemente, tirar Jair Bolsonaro da presidência. “Neste momento, cálculos são feitos para formar alianças. A gente anda pelo Brasil e percebe que há um carinho enorme pelo Lula. Se não cair [nas pesquisas], ele leva”, disse um deputado federal.
LEIA MAIS:
1; Zema lidera, mas Kalil ganha trunfo em Minas, mostra pesquisa
2; Bolsonaro perde para quase todos no 2º turno, diz pesquisa
3; XP vai ter que prestar explicações após tirar Arthur do Val de pesquisa
Lula e a cautela
Apesar da aposta favorável ao petista, o ex-presidente tem pedido cautela e humildade por parte do PT. Ele identificou que alguns membros do partido estavam de “salto alto”. Por isso seu maior trabalho neste momento é colocar todos com os pés no chão para formar alianças.
O sinal de alerta acendeu com o crescimento de Bolsonaro nas pesquisas. Mesmo em primeiro lugar, Lula percebeu que a recuperação do atual presidente ocorreu antes do previsto. Agora a busca é se manter no topo e, ao mesmo tempo, impedir o crescimento do chefe do executivo federal.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link