Aos 83 anos, morre a escritora Lya Luft

Atualizado em 30 de dezembro de 2021 às 13:02
Lya Luft
Lya Luft morre aos 83 anos

Morreu na madrugada desta quinta-feira (30) a escritora Lya Luft, em Porto Alegre. A informação foi dada pela filha, Suzana Luft. A autora nasceu em Santa Cruz do Sul e tinha 83 anos. Ela faleceu em sua residência.

De acordo com Suzana, Lya estava lutando contra um melanoma há sete meses. O câncer foi descoberto já com metástase. Ela ficou internada, porém, pediu aos médicos e familiares para voltar para casa antes do Natal. A escritora faleceu enquanto dormia.

Os familiares estão organizando o velório e a cerimônia deve acontecer de maneira restrita. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, lamentou o falecimento da autora.

“O RS perde um dos seus maiores nomes da literatura. Lya Luft nos deixa aos 83 anos e abre uma lacuna difícil de ser preenchida. Que Deus conforte a família e os amigos”, publicou.

A Academia Riograndense de Letras também lamentou. “Comunico falecimento da Lya Luft, nossa escritora do ano, nesta madrugada. Nossa homenagem chegou em tempo e trouxe alegria aos seus últimos dias”, afirmou o presidente do órgão, Rafael Jacobsen.

Leia mais:

1 – Efeito Israel: por que Bolsonaro escarnece da Argentina e faz propaganda da ajuda do Japão às vítimas da Bahia

2 – DCM AO MEIO-DIA: Cínico, Bolsonaro descarta ajuda da Argentina e aceita do Japão

3 – A padaria de Alckmin e a pizzaria de Bolsonaro: por que um é original e o outro fake

A trajetória de Lya Luft

A escritora é filha de descendentes alemães e desde cedo foi incentivada para desenvolver o hábito da leitura. Com o tempo, se tornou uma das principais tradutoras e escritoras do Brasil.

Ela era professora universitária, mestre em Literatura Brasileira e Linguística e colunista de publicações dos principais jornais do país. A autora também foi patronesse da Feira do Livro de Porto Alegre.

Ela escreveu livros de sucesso, como “Pensar é Transgredir”, “As Parceiras” e “Perdas e Ganhos”. Seu último trabalho foi “As Coisas Humanas”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link