Em reunião com Putin, Macron exige cessar-fogo imediato na Ucrânia

Atualizado em 24 de fevereiro de 2022 às 20:06
Em reunião com Putin, Macron exige cessar-fogo imediato na Rússia. Presidente francês aparece com expressão séria e gesticula com a mão esquerda. Fundo azul.
Macron está entre os líderes que quer negociar saída democrática. Foto: OLIVIER HOSLET/REUTERS

Depois de meses em crise com os países do Ocidente, a Rússia decidiu atacar a vizinha, Ucrânia, e fortaleceu bases militares na região de Donbass (leste do país). No início da noite de hoje, o presidente da França, Emmanuel Macron, em reunião com Vladimir Putin, exigiu cessar-fogo imediato na Ucrânia.

Os dois presidentes conversaram nesta quinta-feira (24) por telefone. Segundo o Kremlin, sede do governo russo, a ligação foi uma iniciativa de Macron, que exigiu cessar-fogo imediato da Rússia contra a Ucrânia, que faz divisa ao leste do país.

Putin explicou em resposta as razões que levaram a Rússia a atacar o país vizinho, mas não deu indícios de que pretende recuar na guerra. Putin e Macron concordaram em manter contato sobre a situação.

Leia mais:

1 – Macron diz que Biden e Putin concordaram com reunião sobre Ucrânia

 

2 – Por telefone, Putin destaca para Macron falta de resposta dos EUA e da OTAN sobre segurança europeia

 

3 – Macron quer que direito ao aborto seja incluído na Carta dos Direitos Fundamentais da UE

Macron está entre os líderes que pedem saída diplomática

Isolado internacionalmente, mas com um importante apoio da China, a Rússia não pretende recuar na investiga militar contra a Ucrânia, pelo menos até o momento. O presidente da França, na Europa Ocidental, está entre os líderes mundiais que querem negociar uma saída diplomática para o conflito. Ele esteve no início de fevereiro para uma reunião com Putin no Palácio do Kremlin.

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e o primeiro-ministro britânico, Boris Jhonson, já anunciaram que não pretendem apoiar as ações da Rússia, tendo aplicado sanções e bloqueios a bancos e empresas do país, além de colocar em jogo o gás comprado da Rússia pela Europa, por exemplo.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link