Por telefone, Putin destaca para Macron falta de resposta dos EUA e da OTAN sobre segurança europeia

Atualizado em 12 de fevereiro de 2022 às 14:48
Putin e Macron: Putin destaca para Macron falta de resposta dos EUA
© REUTERS / POOL New

Durante conversa telefônica realizada neste sábado (12), os dois presidentes falaram sobre a segurança europeia e a importância dos acordos de Minsk, que não têm sido cumpridos.

Os presidentes francês e russo, Emmanuel Macron e Vladimir Putin, concordaram em um telefonema neste sábado (12) em continuar o diálogo sobre a segurança europeia e os acordos de Minsk sobre o Leste da Ucrânia, informou a presidência francesa.

“Os presidentes discutiram maneiras de avançar na implementação dos acordos de Minsk e continuaram as discussões sobre as condições de segurança e estabilidade na Europa. Eles expressaram o desejo de continuar o diálogo sobre essas duas questões”, disse o gabinete presidencial francês em comunicado.

Macron transmitiu as preocupações de outros líderes europeus a Putin e observou que “um diálogo sincero é incompatível com a escalada”, segundo o comunicado.

Leia mais:

1- Bolsonaro explica por que vai à Rússia em meio a crise na Ucrânia

2- VÍDEO: Europa será arrastada à guerra se Ucrânia se juntar à Otan, diz Putin

3- Chanceleres russo e americano discutem por telefone

Putin, por sua vez, destacou ao mandatário francês a ausência de respostas significativas por parte dos EUA e da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) sobre as propostas russas em relação às garantias de segurança na Europa.

As alegações norte-americanas de que a Rússia teria planos para invadir a Ucrânia também foram tema da conversa. De acordo com o comunicado do Kremlin, as falsas alegações sobre uma suposta invasão têm servido como pretexto para a entrega maciça de armas avançadas à Ucrânia, que serão fornecidas às forças ucranianas na região de Donbass.

Do Sputnik

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link