Apoie o DCM

Macron diz que Biden e Putin concordaram com reunião sobre Ucrânia

Joe Biden, Emmanuel Macron e Vladimir Putin
Joe Biden, Emmanuel Macron e Vladimir Putin.

O presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, concordaram em realizar uma cúpula sobre a Ucrânia, de acordo com o presidente francês Emmanuele Macron. Ele ofereceu um possível caminho para sair de uma das crises europeias mais perigosas em décadas.

LEIA MAIS:

1 – Bolsonaro defende viagem para a Rússia: “Não fomos para tomar partido”
2 – Governo Bolsonaro responde críticas dos EUA por visita à Rússia
3 – Rússia faz testes com mísseis e divulga imagens

Macron propôs reunião sobre “segurança e estabilidade estratégica na Europa”

O gabinete de Macron disse em comunicado que apresentou aos dois líderes uma proposta de reunião sobre “segurança e estabilidade estratégica na Europa”. A Casa Branca respondeu que Biden aceitou a reunião “a princípio”, mas apenas “se não houver invasão”.

“Estamos sempre prontos para a diplomacia”, disse a secretária de comunicação da Casa Branca, Jen Psaki. “Também estamos prontos para impor consequências rápidas e severas caso a Rússia opte pela guerra.”

As mensagens pedindo comentários do Kremlin e do gabinete do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky não foram devolvidas imediatamente nesta segunda-feira (21).

Muitos detalhes sobre o encontro proposto – anunciado após uma série de telefonemas entre Macron, Biden, Putin, Zelensky e o primeiro-ministro britânico Boris Johnson – não são claros.

O gabinete de Macron e a Casa Branca disseram que o conteúdo da reunião será elaborado pelo secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e pelo ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, durante seu encontro planejado para 24 de fevereiro, também incerto.

Um funcionário do governo Biden disse em um e-mail que a cúpula era “completamente fictícia”. O momento e o formato ainda não foram determinados.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link