Governo Bolsonaro responde críticas dos EUA por visita à Rússia

Atualizado em 19 de fevereiro de 2022 às 17:22
Bolsonaro e Putin: responde críticas dos EUA por visita à Rússia
Presidente Jair Bolsonaro e presidente russo Vladimir Putin

O governo Bolsonaro respondeu as críticas dos Estados Unidos pela visita à Rússia e chamou de “extrapolações” as declarações de Washington sobre a viagem do presidente brasileiro. A posição foi divulgada em nota do Ministério das Relações Exteriores, hoje (19).

“O Ministério das Relações Exteriores lamenta o teor da declaração da porta-voz da Casa Branca a respeito de pronunciamento do Senhor Presidente da República por ocasião de sua visita à Rússia”, diz a nota publicada.

A pasta ainda disse que as considerações da Casa Branca não são “construtivas, nem úteis”.

“As posições do Brasil sobre a situação da Ucrânia são claras, públicas e foram transmitidas em repetidas ocasiões às autoridades dos países amigos e manifestadas no âmbito do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU). O Ministério das Relações Exteriores não considera construtivas, nem úteis, portanto, extrapolações semelhantes a respeito da fala do Presidente”, diz o texto.

Leia mais:

1- Casa Branca diz que Brasil está do lado oposto da comunidade global

2- Bolsonaro irrita EUA em aproximação com Rússia

3- Carlos Bolsonaro tem agenda secreta na Rússia e oposição quer investigação

Declaração do governo brasileiro é em resposta à porta-voz americana

O declaração é em resposta à porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, que disse ontem (18), em coletiva de Imprensa, que Brasil está “do lado oposto da maioria da comunidade global”, que de acordo com ela, estaria “unida em uma visão conjunta de que invadir outro país, tentar dominar parte de seu território e aterrorizar sua população certamente não é algo alinhado com valores globais”.

“Então acho que o Brasil esteja do lado oposto de onde está a maioria da comunidade global”, disse a porta-voz da Casa Branca.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link