Bolsonaro irrita EUA em aproximação com Rússia

Atualizado em 17 de fevereiro de 2022 às 23:31
Bolsonaro irrita EUA em aproximação com rússia. Ele aperta a mão de Vladimir Putin, os dois usam ternos pretos, Bolsonaro com gravata azul e Putin com gravata vermelha. Ao fundo, há algumas bandeiras, incluindo a do Brasil.
Aproximação de Bolsonaro com Putin irritou os EUA. Foto: alan Santos / Planalto

Os Estados Unidos criticaram nesta quinta-feira (17) a visita do presidente Jair Bolsonaro (PL) à Rússia, além da declaração do chefe do Executivo, que afirmou se solidarizar com Moscou em meio à tensão com a Ucrânia. Um porta-voz do Departamento de Estado estadunidense disse ao O Globo que a afirmação “mina a diplomacia internacional”.

“O momento em que o presidente do Brasil se solidarizou com a Rússia, enquanto as forças russas estão se preparando para potencialmente lançar ataques a cidades ucranianas, não poderia ter sido pior. Isso mina a diplomacia internacional destinada a evitar um desastre estratégico e humanitário, bem como os próprios apelos do Brasil por uma solução pacífica para a crise”, declarou o porta voz.

O chefe do Executivo participou de um encontro reservado com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no Krelim, sede do governo russo, na quarta-feira (16). Antes da reunião, Bolsonaro disse que estava “muito feliz e honrado pelo convite”. Ele precisou fazer cinco testes de detecção da Covid-19 para poder entrar no país.

Leia mais:

1 – Jornal Nacional usa Barroso para escancarar ameaça de Bolsonaro contra a Globo

 

2 – O ESSENCIAL: Bolsonaro transforma viagem a Rússia em delírio pessoal

 

3 – Carlos Bolsonaro tem agenda secreta na Rússia e oposição quer investigação

“Postura inconsciente”, diz porta voz dos EUA sobre declaração de Bolsonaro

O porta-voz do país norte-americanos disse que há “uma narrativa falsa de que nosso engajamento com o Brasil em relação à Rússia envolve pedir ao Brasil que escolha entre os Estados Unidos e a Rússia. Esse não é o caso. A questão é que o Brasil, como um país importante, parece ignorar a agressão armada por uma grande potência contra um vizinho menor, uma postura inconsistente com sua ênfase histórica na paz e na diplomacia”.

A reunião entre Putin e Bolsonaro rendeu frutos. Os presidentes prometeram ampliar a cooperação, especialmente em áreas do agronegócio. Na última semana, Bolsonaro anunciou que discutiria parcerias com fabricantes de fertilizantes.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link