Mamãe como ela gostava: no meio da família

 

Este é um de meus textos favoritos de papai. Foi escrito em abril de 1973, e conciliava a língua portuguesa, objeto de sua coluna na Folha, com um olhar de imenso amor por sua mãe, minha avó Alice, que acabara de morrer.

É uma prosa machadiana, a marca de papai como redator: econômica e precisa, sem ser seca.

Algumas pequenas coisas desde logo me pareceram grandes quando li este artigo, aos 17 anos. A maneira elegante como papai escreve “minhas irmãs e eu” é uma lição de etiqueta de estilo. Num mundo tão auto-referente, todos costumamos usar a ordem inversa, que no caso seria “eu e minhas irmãs”.

Vó Alice foi a maior figura da vida de papai. Era uma costureira de Cravinhos, simples, com pouca escola – mas de extraordinária sabedoria e inteligência. Aplicou-se com afinco à educação dos filhos, pois sabia que era a melhor maneira de garantir a eles um futuro melhor.

Papai entrou (em primeiro lugar, modéstia à parte) na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, onde conheceria mamãe. Quando ele ia a Cravinhos, era difícil enfrentar a perspectiva de voltar à cidade grande e áspera. Vovó o levava à rodoviária com uma firmeza da qual papai se lembraria sempre. Não fosse isso, ele provavelmente teria seguido a vida em Cravinhos.

Vovó tinha recursos limitados. Pôde fazer um casaco para papai. Escolheu a cor marrom, porque exigiria menos lavagem e, consequentemente, o casaco duraria mais. Era outra lembrança que encantaria papai para sempre.

Digitei pessoalmente este texto. Claro que minha memória correu para minha própria mãe, morta há alguns meses.  Tenho a imagem sorridente de mamãe na tela de fundo de meu celular. É uma foto que eu tirei, e na qual ela me olha com o amor de sempre, e isso me faz bem.

Lembrei também de minhas tias, Lili, Teté e Terezinha, que dividiram com papai a perda de vó Alice. E de meu avô Itamar, cuja ausência vovó não suportou, num dos raros casos de amor continuado que vi em toda a minha vida.

Também me ocorreram meus irmãos, Mari, Zé, Kiko e Kika. Partilhamos a dor de enterrar mamãe, e isso tornou para cada um de nós menos opressiva essa tarefa tão difícil.

E acima de tudo me veio papai, Emir Macedo Nogueira, de quem sinto falta cada dia desde que ele morreu em 11 de setembro de 1982 como o filósofo que foi – sem se queixar da sorte uma única vez. Olhando em retrospectiva, minha vida se divide em duas – com papai e sem papai. Aos 26 anos, quando meu pai morreu, eu seria tomado por um sentimento de permanente orfandade que o tempo mitigou mas não foi capaz de destruir.

Mãe

Que tratamento (gramatical) dispensar à própria mãe?

Não há dúvida de que o mais adequado é o desinibido e espontâneo você, como convém entre pessoas que se amam, e cujas relações devem ser as mais abertas, francas, íntimas possíveis.

Na tradição familiar brasileira, entretanto, até bem pouco tempo atrás, mãe era, para o filho, “a senhora” (como o pai, “o senhor”). Por uma questão de hábito, esse tratamento subsiste, em numerosas famílias, mesmo depois de superado o ridículo preconceito de que tratar a mãe por você seria “falta de respeito”.

Quando vão surgindo os netos, é comum, em muitos círculos familiares, chamar a mãe de vó, dirigindo-se a ela, ou de vovó, falando dela. É a maneira de os pais procurarem se identificar com os filhos, usando a linguagem destes.

A “velha” passa a ser também carinhosa forma de referência à mãe, quando esta avança em anos.

A vovó estava muito doente, sabiam as crianças, em casa.

No começo da semana, minha velha morreu.

Minhas irmãs e eu, confortados por parentes e amigos, levamo-la para repousar ao lado do nosso velho.

A senhora estava linda no caixão, mãe, com as feições serenas de quem encontrou a paz, depois de meses de muito sofrimento.

Mas que saudade.

Paulo Nogueira

O jornalista Paulo Nogueira é fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Paulo Nogueira

Recent Posts

Os estudantes presos e os farsantes de uma democracia disfuncional. Por Moisés Mendes

Joe Biden é o mais republicano dos democratas. As circunstâncias o levaram a ficar diante…

3 horas ago

Consumidor paga mil vezes menos por joia de ouro com diamantes de marca de luxo

Rogelio Villarreal, um cirurgião residente no estado de Tamaulipas, no México, ficou surpreso ao deparar-se…

4 horas ago

De origem judia, candidata à presidência dos EUA é presa em ato pró-Palestina

Jill Stein, candidata nas eleições presidenciais do EUA pelo Partido Verde, foi detida no último…

5 horas ago

Casas Bahia renegocia dívida com bancos e CEO comemora: “Bastante satisfeitos”

O grupo Casas Bahia anunciou ao público neste domingo (28) a conclusão de um acordo…

5 horas ago

Atos pró-Palestina em universidades dos EUA levam mais de 200 à prisão

  Mais de 200 manifestantes foram detidos no sábado (27), nas universidades Northeastern, Arizona, Indiana…

6 horas ago

Brasil espera taxação de super-rico enquanto Congresso vive farra do lobby. Por Sakamoto

Por Leonardo Sakamoto É boa notícia que a proposta do governo Lula de regulamentação da primeira etapa…

6 horas ago