Destaques

Mais de mil cidades em alerta para chuvas; litorais de SP e RJ sob maior risco

Comunidades que vivem em áreas de risco são as mais vulneráveis aos temporais. Foto: Fernando Marron

Publicado orginalmente no “Brasil de Fato”

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou informe de risco por causa das chuvas que atingem todo o Brasil neste feriado prolongado de Páscoa. Até o início da tarde desta sexta-feira (7), mais de 1,1 mil municípios estavam sob alerta.

Apenas cinco estados – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Roraima e Amapá – estão fora da lista. Ainda assim, a Semana Santa pode ser chuvosa também nessas regiões.

Todos os outros estados podem sofrer consequências das tempestades previstas para esta sexta-feira e para os próximos dias. O cenário mais preocupante engloba o litoral norte de São Paulo e parte do sul da costa fluminense, que estão em alerta de grande perigo, o mais alto do Inmet.

Mapa elaborado pelo Inmet mostra áreas em alerta por quase todo o território brasileiro. (Imagem: Inmet)

Quase 20 municípios desta área estão em alerta de chuva superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia. São temporais que podem causar grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos violentos de encostas.

Destinos turísticos muito procurados, como a cidade do Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Paraty, Guarujá, Ilhabela e Ubatuba estão sob ameaça.

O período será chuvoso também no interior, tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo, mas com menos intensidade que no litoral. Ainda assim há riscos de ventos intensos (60-100 km/h), corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Também na região Sudeste, Minas Gerais e Espírito Santo terão uma semana santa de chuva. Embora o volume de água previsto não seja tão alto nesses locais, quase 250 municípios mineiros seguem de sobreaviso .

Ainda de acordo com o Inmet, tempestades devem atingir todo o estado do Acre, parte do Amazonas e uma pequena faixa no noroeste de Rondônia. Na outra ponta da região Norte, Pará e Tocantins também têm chuva forte.

Na capital tocantinense, Palmas, os temporais causaram alagamentos nessa quinta-feira (6). Avenidas foram tomadas pela água e o trânsito teve que ser interrompido. Não houve registros de vítimas.

Até o fim desta sexta-feira, o risco se estende também por regiões do Nordeste, no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Os estados somam mais de 640 municípios em alerta até a manhã deste sábado (8).

Os eventos climáticos já causam transtornos entre cidades maranhenses desde o mês passado. Mais de 60 delas estão em situação de emergência e comunidade inteiras seguem isoladas. Mais de 35 mil famílias foram afetadas.

No Ceará, a situação é semelhante. Oficialmente, há mais de 2,8 mil pessoas desabrigadas. O governo estadual informou ainda que a chuva das últimas semanas causou 7 mortes. Quase 20 municípios precisaram decretar estado de emergência.

Já no Piauí, a prefeitura da cidade de Batalha declarou estado de calamidade após uma tempestade intensa que atingiu a região nessa madrugada. De acordo com o governo municipal, a região rural foi a mais afetada. Há mais de 50 famílias ilhadas.

Na região Centro-oeste, onde todos os estados têm previsão de chuva para os próximos dias, as tempestades também já trazem consequências.

Em Bonito, tradicional destino turístico no Mato Grosso do Sul, o Balneário Municipal foi interditado após cheia no Rio Formoso. Na Rodovia MS 473, uma cratera gigante se abriu e interditou o principal acesso ao município de Nova Andradina.

Na madrugada de quarta (5) para quinta-feira (6), três pessoas ficaram feridas em um capotamento, que aconteceu durante uma forte tempestade. O acidente foi registrado na MS 382. As vítima, entre entras uma criança, foram atendidas e estão fora de perigo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Caroline Saiter

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Caroline Saiter

Recent Posts

PM de Tarcísio omite homicídio de idoso e abre nova crise com Polícia Civil

A morte de um idoso de 70 anos por um policial na tarde da última…

2 horas ago

Genial/Quaest: Aprovação de Lula se estabiliza e melhora no Sul do país

Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (8) apontou que a aprovação do governo de Luiz…

3 horas ago

Anvisa nega ter proibido entrada de medicamentos doados ao RS: “Fake news”

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma nota nesta quarta-feira (8) para alertar…

3 horas ago

Governo rebate Folha sobre recusa ajuda uruguaia:”Qual é a mentira?”

A Secretaria de Comunicação do Governo Federal emitiu uma nota na qual rebate uma reportagem…

3 horas ago

Polícia do RS prende quatro suspeitos de abuso sexual de menores em abrigos

Quatro homens foram detidos sob suspeita de praticar abusos sexuais dentro de abrigos na região…

3 horas ago

Correios selecionam voluntários para triagem de donativos ao RS; veja condições

Os Correios estão selecionando voluntários para trabalharem na triagem de donativos que serão destinados às…

4 horas ago