Jean Wyllys reage a áudios de Mamãe Falei: “Abjeto”

Atualizado em 4 de março de 2022 às 22:01

 

Jean Wyllys em foto com Mamãe Falei
Jean Wyllys e “Mamãe Falei” já protagonizaram polêmicas. Foto: Reprodução Youtube.

O ex-deputado Jean Wyllys (PT) utilizou o Twitter para reagir aos comentários machistas de Arthur do Val (Podemos), conhecido como Mamãe Falei. O caso gerou grande repercussão nesta sexta-feira (04), após áudios mostrarem o tratamento do deputado ao falar de mulheres da Ucrânia.

“Que abjeto! Não há outra palavra: abjeto!”, escreveu Jean, que é doutorando em Ciência Política na Universidade de Barcelona, na Espanha. Em outras palavras, o político qualificou Arthur do Val como alguém desprezível. 

A cúpula do Podemos também reagiu negativamente diante da nova polêmica envolvendo o deputado estadual da sigla. Em entrevista à coluna do Estadão, o senador Álvaro Dias (Podemos-PR), respondeu: “Só uma palavra: inacreditável”. E acrescentou:  “Não creio que ele tenha dito isso”.

Leia mais

1 – Haddad ironiza Moro após áudio vazado de Mamãe Falei: “Gafe verbal?”

2 – Mamãe Falei é criticado na web após chamar refugiadas da Ucrânia de “fáceis”

3 – Companheiro de Mamãe Falei na Ucrânia, Renan Santos foi acusado de estupro

Conheça a conturbada relação entre Jean Wyllys e Arthur do Val

Em 2016, Jean Wyllys e Mamãe Falei protagonizaram um episódio polêmico. Na ocasião, Jean Wyllys era deputado federal pelo PSOL-RJ quando Arthur, idealizador do canal “Mamãe, falei”, produziu e postou um vídeo em que fazia uma pergunta provocativa ao então congressista.

Na ocasião, Arthur encontrou com Jean no Congresso, se apresentou e disse: “O que está acontecendo ultimamente que o senhor aparece aqui na Câmara, só vota e vai embora? O senhor não está a fim de debater com o pessoal?”.

O então deputado, respondeu: “Primeiro que sua afirmação é mentirosa. Isso não acontece, depois você não tem autorização para me filmar e se você puser esse vídeo… Vou até fotografar você também”, disse. “É assim que você responde a população?”, provocou Arthur. “Você não é população. Meus 140 mil eleitores me acompanham”, respondeu

Foi quando “Mamãe Falei” se despediu, dizendo “Obrigado pela atenção, pelo diálogo, pela pluralidade de ideias que você prega” ao que Jean retrucou: “Fascista comigo não tem vez”.

Logo a seguir, o então Youtuber decidiu relembrar o caso que Jean cuspira em Jair Bolsonaro (PL) durante votação do impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT).  Nesse momento, Jean se aproxima e tenta pegar a câmera de Arthur.

Leia a transcrição dos áudios de “Mamãe Falei”

“Ah, cara, detalhe: Elas olham. Vou te dizer, elas são fáceis porque elas são pobres. Aqui, cara, minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Funciona demais. Depois eu conto a história. Nossa velho! Não peguei ninguém, mas colei em duas minas, que a gente não tinha tempo.

Essas minas em São Paulo a gente dá bom dia e elas iriam cuspir na nossa cara. Aqui elas são super simpáticas e gente boa. É inacreditável”.

“Assim, elas são ‘gold diggers’, é assim que se chama. O Renan [Santos] faz uma viagem todo ano, que nos últimos três anos ele não fez. Chama-se ‘tour the blonde’. O que ele faz? Ele viaja os países só para pegar loiras. Só que ele tem técnicas. Ele já está avançado. E ele me deu algumas dicas.

Falei: ‘meu Deus, não é possível que isso esteja acontecendo. É uma mentira, um filme. Não é possível que esteja acontecendo’. E é isso. E essas cidades mais pobres são as melhores. Juro por Deus. É outro mundo. Tenho 35 anos e nunca vivi isso.

E eu nem peguei ninguém aqui. Só a sensação de que eu poderia fazer, enfim, já sabem. Já estou comprando minha passagem pro Leste Europeu no ano que vem. Assim que eu chegar em São Paulo”.