Após áudios de Mamãe Falei, Moro perde palanque em São Paulo

Áudios de Arthur do Val, o youtuber Mamãe Falei, insinuando turismo sexual derrubaram o palanque regional mais consistente do ex-juiz

Atualizado em 7 de março de 2022 às 8:50
Moro e Mamãe Falei
Moro e Mamãe Falei. Foto: Reprodução/Instagram

Os áudios de Arthur do Val, o youtuber Mamãe Falei, insinuando turismo sexual derrubaram o palanque regional mais consistente e importante de Sergio Moro (Podemos) no país: o de São Paulo. Isso também amplia os problemas na candidatura do ex-juiz, aponta reportagem nesta segunda (7) do jornal Folha de S.Paulo.

Isso pode empurrar o Podemos de vez para a campanha do tucano Rodrigo Garcia em São Paulo, principal base de sustentação do presidenciável João Doria (PSDB). Por tabela, o MBL (Movimento Brasil Livre), grupo que migrou para o Podemos e integra a linha de frente da campanha de Moro, vê a sua crise interna se ampliar.

Dois de seus principais líderes do movimento estão na linha de fogo. Além de Arthur do Val, o deputado federal Kim Kataguiri (SP) também se envolveu em controvérsia recentemente ao dizer, em entrevista, que a Alemanha errou ao criminalizar o nazismo.

LEIA MAIS:

1; Lenio Streck ironiza Weintraub e critica ex-juiz: “Portas do inferno”
2; Carla Zambelli revela mágoa contra ex-juiz: “O que diz não se cumpre”
3; Janela partidária: ex-juiz sofre “golpe” e perde aliado

Moro perde apoio ao afastar aliados

A reação de Moro de condenar e tentar se afastar de Kim e Arthur do Val terá reflexos no apoio do grupo à sua candidatura. Moro tenta se descolar de Ciro Gomes (PDT) nas pesquisas e se consolidar como o nome que unificaria os demais da direita e do centro — Doria e Simone Tebet (MDB), em especial — em torno da sua candidatura.

A lista de problemas, porém, não é pequena. Ele está filiado a um partido que tem poucas perspectivas de montar palanques fortes nos estados nas disputas para governador.

Além da fragilidade partidária e da falta de palanques regionais, a estagnação nas pesquisas e o caso Arthur do Val levam políticos e adversários a ampliarem, nos bastidores, prognósticos de que Moro poderá até abandonar a candidatura presidencial e concorrer a outro cargo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link