Caso Mamãe Falei: como a Ucrânia se tornou meca do turismo sexual

Atualizado em 5 de março de 2022 às 12:12
Mamãe Falei e Renan Santos na Ucrânia
Arthur do Val, o Mamãe Falei, e Renan Santos, do MBL, na Ucrânia

O deputado estadual — inacreditável descrever esse sujeito assim — Arthur do Val, o Mamãe Falei, está tentando se explicar sobre seus áudios escrotos que vazaram.

Arthur, um adolescente tardio de 35 anos, foi à Ucrânia, pretensamente, para ajudar nos esforços de guerra. Alguns otários acreditaram nisso.

Ele aparece descrevendo as ucranianas como “fáceis porque são pobres” e como pretende voltar naquele pedaço do mundo para se encontrar com as “deusas”. 

Seu amigo Renan Santos, fundador do MBL, acusado de estupro, como do DCM revelou, faz o que Arthur chama de “tour de blonde”, um roteiro por lugares onde loiras estão disponíveis.

O Leste Europeu é uma meca do turismo sexual e a Ucrânia é um dos lugares onde isso é mais dramático. 

Após os protestos do final de 2013 e início de 2014, o país tornou-se um destino muito popular para os visitantes de classe média da Turquia, que têm predileção por mulheres eslavas. 

Criou-se um estereótipo na cultura turca promovido por filmes e livros. Um americano publicou um guia descrevendo sua experiência de namorar ucranianas. Há uma indústria do casamento arranjado. Agências dão golpes em homens que “compram” noivas.

O grupo femininsta FEMEN criou a campanha “Ukraine is not a brothel”.

No jornal britânico The Guardian, a jornalista Natalia Antonova, de origem ucraniana, escreveu sobre o assunto:

A verdade é que Kiev provavelmente tem algumas das mulheres mais bonitas do mundo – e elas estão presentes em todos os níveis da sociedade. Elas são as esposas-troféus observando friamente o mundo da parte de trás de Bentleys com motorista, e as caixas de supermercado entediadas que vão levantar as sobrancelhas se você não conseguir produzir o troco exato. (…)

“A Ucrânia não é um bordel”, campanha do FEMEN

Mas aqui está a questão de ser uma mulher bonita na Ucrânia: isso não protege você do mal ou da pobreza. Talvez mais pertinente, também não protege você de acabar na indústria do sexo.

Visitantes estrangeiros participam de um sistema de exploração e desigualdade que incomoda poucas pessoas, apesar dos manifestantes de topless do grupo ucraniano Femen.

Aqui está a coisa sobre a indústria do sexo ucraniana – não é regulamentada e é assustadora. Eu pessoalmente conheço pessoas que entraram por opção, mas não vão romantizar. Como Anna Gutsol, do Femen, me disse: “Por aqui, as pessoas não pensam em comprar sexo, mas como comprar um ser humano”. 

As mulheres se preparam cedo para o comércio do sexo: quando eu ainda era adolescente, fui ao que eu achava ser um bom clube no centro de Kiev, apenas para ser abordado por uma madame que elogiou minha aparência “núbil” e me incentivou a vir e trabalhar em seu bordel, pois precisava de “garotas de classe”.

Um extenso estudo que analisou o estilo de vida das profissionais do sexo na Ucrânia observou que 39% não usam preservativos regularmente e que 22% delas também são usuárias de drogas. A maioria não usa preservativos porque é pressionada a fazê-lo pelos clientes. O Instituto Ucraniano de Estudos Sociais estima que 50.000 mulheres se envolveram em trabalho sexual comercial na Ucrânia no ano passado. 

O número real provavelmente é muito maior, considerando o fato de que há muitas mulheres complementam a rende se vendendo. O mesmo instituto estima que uma a cada seis trabalhadoras do sexo ucranianas seja menor de idade.

Leia mais:

1- Namoro de Mamãe Falei chega ao fim após vazamento de áudios sobre ucranianas

2- Direção do MBL vai avaliar áudios do Mamãe Falei sobre ucranianas

3- “Sou outra pessoa”, diz Mamãe Falei após palhaçada na Ucrânia

Siga lendo a reportagem “Caso Mamãe Falei: como a Ucrânia se tornou meca do turismo sexual”

A indústria do sexo existe no subsolo e prospera devido à corrupção generalizada. Muitas pessoas na Ucrânia também consideram as mulheres que se envolveram em trabalho sexual como “permanentemente contaminadas” – uma vez que uma mulher tem um certo tipo de “fama”, é muito difícil para ela ser vista como totalmente humana. 

Conheço um homem que certa vez me disse com orgulho que quando descobriu que sua então namorada era uma prostituta, ele a “passou” para seus amigos, ou seja, encorajou-os a estuprá-la em grupo. “Ela vem de uma cidade pequena, ela nunca vai escapar de sua reputação agora!”, ele se gabou. Quando lhe perguntei por que diabos ele decidiu puni-la dessa maneira horrível, ele argumentou que ela “nunca deveria ter tentado levá-lo a pensar que ela era uma pessoa decente”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link