Marco Aurélio de Carvalho recebe apoio do presidente do PT do Rio para o Ministério da Justiça

Atualizado em 19 de dezembro de 2023 às 12:23
Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do Grupo Prerrogativas. Foto: Divulgação

João Mauricio de Freitas, presidente do PT do Rio de Janeiro, manifestou “irrestrito apoio” à indicação do advogado marco Aurélio de Carvalho para assumir a vaga de Flávio Dino no Ministério da Justiça. O dirigente divulgou uma nota e afirmou que a eventual ida do coordenador do Grupo Prerrogativas à pasta é apoiada pela bancada fluminense do partido.

Segundo a nota divulgada por Freitas, Marco Aurélio “tem sido decisivo na luta pela democracia e na defesa das instituições e do Estado de Direito”. O comunicado destaca ainda que ele é filiado ao PT há 30 anos e que “tem uma capacidade de diálogo ampla e singular”.

A campanha a favor do advogado na sucessão de Dino tem ganhado força dentro do PT. Na semana passada, a bancada paulista do partido também se manifestou a favor de sua nomeação. Ele também tem recebido apoio de outros grupos, como a Uneafro Brasil, lideranças do MDB e um coletivo de advogados.

O presidente Lula e o coordenador do Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho. Foto: Reprodução

A aprovação da indicação de Dino ao Supremo Tribunal Federal (STF) na semana passada, intensificou a disputa pela pasta. São cotados nomes como o ministro aposentado Ricardo Lewandowski, a presidente nacional do PT e deputada Gleisi Hoffmann (PR) e até um secretário do Palácio do Planalto, que despacha junto do presidente Lula.

O ex-ministro da Corte era o favorito para assumir a pasta, mas o líder do governo no Senado Federal, Jaques Wagner (PT-BA), descartou sua nomeação. O parlamentar também negou que ele mesmo e Gleisi possam ser os próximos ministros da Justiça.

No início do mês, quando seu nome começou a ser cotado na disputa, Marco Aurélio afirmou que não tinha a pretensão de se tornar ministro e que está “feliz na sociedade civil”. “Estou envaidecido, evidentemente, pelos apoios, que são generosos. Mas não tenho a pretensão de me colocar”, afirmou em entrevista à coluna de Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.