Destaques

Marcos Pontes nega a ciência em favor da sabujice. Por Carlos Fernandes

Marcos Pontes | Agência Brasil

Ninguém jamais duvidou da incapacidade do atual presidente da República de reconhecer na ciência a única via para o desenvolvimento humano.

A sua cruzada contra o conhecimento científico fundada na ignorância galopante disseminada por gente como Olavo de Carvalho só encontra precedentes no obscurantismo reinante da idade média.

Negar dados de institutos sérios e reconhecidos internacionalmente, portanto, se tornou praxe cotidiana do atual governo que para além de espelhar a miséria intelectual que se alastra Palácio do Planalto afora, serve também de combustível para a fogueira da insanidade que o colocou no mais alto posto da República.

É nesses termos que Bolsonaro vai criando uma realidade paralela no país sobrepujando os fatos simplesmente por aquilo que o seu viés ideológico pessoal o obriga a ter como verdade inquestionável.

Falar em fome no Brasil? Uma grande mentira. Desemprego em alta? Culpa da metodologia utilizada. Aquecimento global? Coisa de esquerdista desocupado.

E é assim, negando a realidade e se encastelando num universo em que o Brasil real inexiste, que Bolsonaro procura fazer do seu mandato algo que na prática não possui a menor ideia de como proceder.

Mas a coisa toda piora quando não só ele, mas toda a sua equipe ministerial composta uns por lunáticos por excelência, outros que de alguma forma poderiam ajudá-lo a compreender o tempo em que vive, se mostram todos tragados pelo imenso buraco negro de sua obtusidade.

No seu mais novo embate com a verdade envolvendo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) que revelaram um aumento de nada menos do que 88% no desmatamento da Amazônia detectado no mês de junho em relação ao mesmo mês de 2018, a vítima da vez foi Marcos Pontes, astronauta e atual ministro de uma pasta que curiosamente carrega o nome de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Chefe do ministério ao qual o INPE está subordinado, o mínimo que se esperava de Pontes, homem que teve o privilégio de trabalhar na NASA e único brasileiro a ir ao espaço, era o de defender os resultados obtidos pelo que de mais evoluído tecnologicamente existe no assunto.

Chamado por Bolsonaro, Pontes simplesmente negou a mesma ciência que basicamente o fez deixar o planeta terra e orbitar ao redor do globo, unicamente para defender o chefe.

Num discurso inaceitável para alguém com o seu currículo, também disse compartilhar a “estranheza” de Bolsonaro quanto à variação dos dados.

Sim, tudo o que Bolsonaro possui para pôr em dúvida os dados do INPE é tão somente um “sentimento de estranheza”.

Incapaz de fazer qualquer relação existente entre o desmonte que patrocinou dos órgãos de proteção ambiental e o aumento do desmatamento da Amazônia, o nosso presidente da República diz agora “estranhar” números tão alarmantes.

Ainda pior, sabedor que é do prejuízo financeiro e de imagem que tais dados trazem ao país, sua única medida para “resolver” o problema é tão somente o de censurar a divulgação dos dados.

Realmente brilhante.

Verdade seja dita, vindo de Jair Bolsonaro nada disso pode ser considerado uma surpresa. Durante toda a campanha e, mais ainda, durante suas três décadas de inatividade parlamentar, jamais deixou sombras de dúvidas sobre o seu completo desprezo por qualquer coisa que diga respeito à preservação ambiental.

Mas quando nos deparamos com o fato de um homem da ciência ser tragado para as profundezas de uma ignorância convicta e satisfeita, nos encaminhamos um pouco mais par a barbárie.

É triste, mas nesse ritmo, Marcos Pontes, o astronauta brasileiro, em breve estará engrossando as fileiras dos alegres terraplanistas.

Carlos Fernandes

Economista com MBA na PUC-Rio, Carlos Fernandes trabalha na direção geral de uma das maiores instituições financeiras da América Latina

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Carlos Fernandes

Recent Posts

Os estudantes presos e os farsantes de uma democracia disfuncional. Por Moisés Mendes

Joe Biden é o mais republicano dos democratas. As circunstâncias o levaram a ficar diante…

5 horas ago

Consumidor paga mil vezes menos por joia de ouro com diamantes de marca de luxo

Rogelio Villarreal, um cirurgião residente no estado de Tamaulipas, no México, ficou surpreso ao deparar-se…

5 horas ago

De origem judia, candidata à presidência dos EUA é presa em ato pró-Palestina

Jill Stein, candidata nas eleições presidenciais do EUA pelo Partido Verde, foi detida no último…

6 horas ago

Casas Bahia renegocia dívida com bancos e CEO comemora: “Bastante satisfeitos”

O grupo Casas Bahia anunciou ao público neste domingo (28) a conclusão de um acordo…

6 horas ago

Atos pró-Palestina em universidades dos EUA levam mais de 200 à prisão

  Mais de 200 manifestantes foram detidos no sábado (27), nas universidades Northeastern, Arizona, Indiana…

7 horas ago

Brasil espera taxação de super-rico enquanto Congresso vive farra do lobby. Por Sakamoto

Por Leonardo Sakamoto É boa notícia que a proposta do governo Lula de regulamentação da primeira etapa…

8 horas ago