Viúva de Luis Carlos Prestes, Maria Prestes morre aos 92 anos

Atualizado em 4 de fevereiro de 2022 às 20:55
Maria Prestes sentada em um poltrona sorrindo. Ela tem cabelos brancos, pelo branca e usa uma camisa com estampas de rosas.
Maria Prestes foi diagnosticada com Covid-19 em janeiro. Foto: Foto: Leo Munhoz / Agencia RBS

Faleceu nesta sexta (4), Maria Prestes, viúva do líder comunista brasileiro Luís Carlos Prestes (1898-1990). Ela conviveu com Prestes durante 40 anos, na maior parte do tempo escondidos ou exilados, e tiveram sete filhos.

Eça estava internada desde o fim do mês passado em um hospital do Rio de Janeiro. Ela foi diagnosticada com Covid-19 e havia completado 92 anos na última quarta-feira, 2 de fevereiro.

Maira Prestes sempre participou de movimentos políticos e escreveu o livro “O sabor clandestino de Maria Prestes”. A obra é um conjunto de crônicas sobre a década de 1970, qual o casal morava em Moscou, na Rua Gorki.

Leia mais:

1 – Paulo Coelho ironiza governo Bolsonaro e anuncia “nota de despejo”

 

2 – Lewandowski nega acusação de Weintraub

 

3 – Economia solidária e trabalhadores de aplicativo, a experiência de Araraquara

Maria Prestes esteve junto com o companheiro em lutas políticas

Maria Rodrigue Sobral Prestes nasceu na cidade do Recife nos anos de 1932, militou na Juventude Comunista Brasileira, casou-se em 1950 com Luís Carlos Prestes, um dos principais líderes comunistas do país no século XX.

Maria conheceu Prestes enquanto era responsável pela segurança pessoal do líder na cidade de São Paulo. Ela ficou viúva nos anos 1990 quando o marido faleceu.

Durante o século passado o casal esteve junto na maior parte do tempo escondidos da perseguição da Ditadura Militar (1964-1985) ou exilados fora do país.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link