Martinho da Vila votará em Lula em 2022: “É meu amigo”

Atualizado em 13 de fevereiro de 2022 às 8:17
A imagem de Martinho da Vila e Lula
Martinho da Vila e Lula. Foto: Reprodução/Revista Fórum

Luiz Fernando Vianna entrevistou o cantor Martinho da Vila no jornal O Globo. O artista abordou as eleições de 2022, seu cenário conturbado e em quem ele irá votar.

Temos tido muitos exemplos de racismo, como o assassinato do congolês Moïse Kabagambe. Você tem esperança em ver o Brasil menos racista?

O racismo é uma doença terrível, mas, segundo o Nelson Mandela, é uma doença curável. Ninguém nasce racista. Aprende a ser racista. E, se aprende a ser, pode aprender a amar o próximo. O racismo está forte. E agora, com a internet, as pessoas podem fazer agressões e ficar escondidas. Então, os racistas botaram as asinhas de fora.

Você vê alguma relação entre esses fatos e as posições do governo federal?

Tem a ver. O presidente não dá bons exemplos. Ele dá maus exemplos. E a função do chefe é dar exemplos. Eles não vêm debaixo, vêm de cima. Quem toca as coisas é o chefe da família, o chefe da nação.

Em agosto de 2021, no ‘Roda Viva’, você chamou Sérgio Camargo de ‘preto de alma branca’ e disse que ‘a Fundação Palmares não existe’.

Eu gostaria de me encontrar com ele por acaso. A melhor arma é a conquista. Se eu te faço uma coisa ruim e você reage com força, dá margem para eu reagir com força também. Na verdade, tem de dizer: “Calma aí!” É preciso tentar conquistar o sujeito: “Você é tão maneiro!” Quando falei que ele era preto de alma branca, não era o que eu queria dizer. A expressão saiu rapidamente. Eu queria dizer que ele é branco. Age como branco, atua como branco. Por ele, voltava o cativeiro, voltava tudo. Ele se esquece de que, se voltasse o cativeiro, ele estava lá”.

LEIA MAIS:

1 – Kalil sobre eleições: “Pode ser que eu precise do Lula” 
2 – Lula mostra força em Goiás e lidera pesquisa; Veja números
3 – Após novo encontro, Lula estipula data para anunciar chapa com Alckmin

Em quem Martinho da Vila vai votar?

Você está entre os artistas que já têm candidato a presidente?

Vou votar no Lula, com certeza.

E vai fazer campanha?

Se ele me pedir, eu faço, porque ele é meu amigo. Para os amigos eu faço tudo. Para os inimigos, nada”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link