Medo? Bolsonaro lamenta vitória da esquerda na Colômbia: ‘Brasil será o próximo?’

Atualizado em 20 de junho de 2022 às 9:29
Presidente Jair Bolsonaro
Foto: Reprodução

Em uma lista de transmissão que mantém no WhatsApp, o presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou o resultado das eleições na Colômbia, em que o senador e ex-guerrilheiro Gustavo Petro foi eleito como primeiro presidente de esquerda do país.

Sem se manifestar publicamente sobre o resultado do pleito, Bolsonaro encaminhou por mensagem, para um grupo restrito, uma reportagem da BBC News Brasil que continha o título “Ex-guerrilheiro vence eleição na Colômbia e será primeiro presidente de esquerda do país”.

Abaixo da imagem da matéria, ele escreveu: “Cuba… Venezuela… Argentina… Chile … Colômbia… Brasil???”, mostrando que está com medo de que a esquerda, com o ex-presidente Lula (PT), tenha chance de voltar ao poder no país.

À jornalista Mônica Bergamo, ministros e interlocutores do chefe do Executivo afirmaram que ele destacou a alta abstenção da eleição colombiana. O voto não é obrigatório no país e cerca de 45% dos cidadãos habilitados a votar não compareceram às urnas. A cifra, porém, corresponde ao menor número de abstenção em duas décadas na Colômbia.

Bolsonaro tem costume de demorar para se pronunciar ou parabenizar quando opositores conquistam e acumulam vitórias. Logo após a vitória de Petro, Lula afirmou que o resultado “fortalece a democracia e as forças progressistas na América Latina.”

O ex-guerrilheiro venceu as eleições presidenciais do país com 50,49% dos votos. Com isso, diversos dirigentes, especialmente os que compartilham da mesma orientação ideológica, o parabenizaram. Ao que tudo indica, o líder brasileiro vai ficar apenas no WhatsApp.