Milícia aposta em Mourão para vencer Freixo no RJ e ‘evitar guerra’

Atualizado em 1 de novembro de 2021 às 16:25
Mourão mandando beijo com a mão na boca
Mourão terá o apoio da milícia contra Freixo para governo do Rio – Foto: Reprodução

A milícia carioca já escolheu seu candidato para as eleições 2022. Trata-se do vice-presidente Hamilton Mourão, que não deverá seguir na chapa com Bolsonaro no ano que vem. Milicianos que comandam várias favelas têm trocado mensagens sobre o apoio ao comandante das Forças Armadas. Na visão dos grupos heterogêneos, ele é o único capaz de vencer Marcelo Freixo. Na visão dos criminosos, uma vitória do PSBista acarretaria numa guerra no Rio.

Troca de mensagens entre milicianos de pelo menos três morros cariocas indicia o apoio a Mourão. Duas pessoas que moram nessas favelas confirmaram a informação. “No Morro do Alemão, já começou a ‘vazar’ que a milícia vai pedir voto para o vice”, informou uma fonte. Em outros morros a situação é semelhante, com milicianos deixando correr nas vielas que o vice-presidente será o candidato da favela.

O apoio de milicianos anteriormente estava em aberto. Isso porque, o grupo criminoso que comanda boa parte do Rio de Janeiro, não está satisfeito com o trabalho do atual governador. Claudio Castro, embora não tenha investido para enfrentar a milícia, também não dá indícios de cumprir promessas feitas no morro. Isso tem incomodado e, por isso, o apoio a ele é difícil.

Leia também

1 – Bolsonaro vira problema para Aliança pelo Brasil

2 – Renan Calheiros detona Bolsonaro ao falar sobre fim do Bolsa Família

3 – Presidente critica vacinação de crianças e pergunta sobre origem do vírus

Milícia quer Mourão

Milicianos do topo da cadeia já mandaram recado para partidos políticos. A milícia está aberta a apoiar Mourão na campanha do ano que vem. Além da proximidade com Bolsonaro e a família sempre mostrou simpatia com esse grupo, pesa a força do vice-presidente. Os criminosos acreditam que, embora o comandante possa maquiar um enfrentamento ao crime, haverá paz para que tudo siga como está.

A milícia acredita que negociar com o vice é muito mais fácil que com outros nomes. Diante da força mostrada por ele na última pesquisa, é possível que haja até um acordo em torno do nome dele. Isso porque, milicianos não costumam fechar questão de voto, mas neste cenário, existe uma possibilidade de acontecer. Importante ressaltar, no entanto, que não há indícios de conversas entre a milícia e o próprio Mourão.

Milícia não quer Freixo

Tudo o que a milícia carioca não quer é que Freixo seja eleito governador. “O Marcelo Freixo é o terror da milícia e ela vai fazer de tudo para impedir a eleição”, conta uma fonte anônima ao DCM. Para ela, o terrorismo psicológico já começou e vai valer tudo para impedir o PSBista de assumir o poder. “Os milicianos têm dito que, se Freixo ganhar, haverá guerra no Rio”.

O próprio pré-candidato já confirmou que irá enfrentar os milicianos no Rio de Janeiro, caso vença. Mas Freixo também já criou até programas de segurança pública para o enfrentamento e evitar que haja tragédia no estado. Diante de um cenário favorável a ele, a milícia quer levantar o nome de um adversário que consiga competir nas eleições. E a bola da vez é Hamilton Mourão.

Colaborou: Naian Lucas Lopes