No Chile, ministério de Boric terá maioria de mulheres e neta de Allende como ministra. Por Jeferson Miola

Atualizado em 21 de janeiro de 2022 às 13:49

Publicado originalmente por Jeferson Miola

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

O presidente eleito do Chile Gabriel Boric anunciou hoje [21/1] os 24 nomes que integrarão o ministério do seu governo a partir de 11 de março, quando será empossado no cargo.

O ministério terá maioria de mulheres [14, ao todo] e, dentre elas, a neta do legendário presidente Salvador Allende – Maya Alejandra Fernández Allende – como Ministra da Defesa Nacional, ao qual as Forças Armadas estão subordinadas.

Leia mais:

1. O salário de Moro: TCU revela fortuna que Alvarez & Marsal ganha de empresas enroladas na Lava Jato

2. Jornalista da Globo se emociona ao vivo ao falar da morte de Elza Soares

3. Padre benze canhões da Guarda Civil de Curitiba ao lado de militar e do prefeito

Maya é filha de Beatriz Allende com o diplomata cubano Luiz Fernández Oña, que era ministro conselheiro na embaixada de Cuba em Santiago à época do golpe, em 1973. Com a derrubada de Allende, com 2 anos de idade Maya partiu para o exílio em Cuba com a família e viveu sua infância e a adolescência na ilha caribenha. Regressou ao Chile em definitivo em 1990.

A indicação da neta de Allende carrega um importante significado simbólico, mas também traduz a identidade política dela, que exerce o mandato de deputada nacional pelo Partido Socialista, com a Frente Ampla. Ainda no 1º turno eleitoral, Maya Allende discordou da candidatura de Yasna Provoste, da Democracia Cristã, apoiada pelo seu partido, e declarou apoio a Boric.

Os ministérios palacianos do centro do governo – Secretaria Geral de Governo e Secretaria Geral da Presidência – serão ocupados, respectivamente, por lideranças políticas centrais da coalizão eleita: Camila Vallejo, 33 anos, do Partido Comunista, e Giorgio Jackson, 34 anos, do partido Revolução Democrática.

A médica Izkia Siches, de 35 anos, que entre os dois turnos eleitorais renunciou ao prestigioso cargo de presidenta do Colégio de Médicos do Chile para dedicar-se à coordenação da campanha de Boric, será ministra do Interior e da Segurança Pública, função extremamente desafiadora. É a primeira vez que uma mulher ocupa este cargo. Izkia pertence à “quota” de ministros/as independentes, ou seja, não-partidários.

O perfil do gabinete ministerial apresentado hoje [21/1] coincide com as premissas que Boric prometia adotar: intergeracional, paritário em termos de gênero e com diversidade política em torno do programa da Frente Ampla. Mais que paridade de gênero, há uma notável maioria feminina, o que traduz o protagonismo essencial dos movimentos de mulheres e feministas nas rebeliões populares dos últimos anos.

Além do ineditismo da maioria feminina em postos-chave de poder, a composição ministerial também combina juventude com experiência. A ministra mais jovem, do ministério da Mulher e da Equidade de Gênero, Antonia Orellana, da Convergência Social, mesmo partido de Boric, tem 32 anos de idade.

O ministro mais idoso, com 75 anos, é o economista político e senador pelo Partido Socialista Carlos Montes, que ocupará o ministério de Habitação e Urbanismo.

A média de idade das ministras é de 46,6 anos, inferior à média de idade dos ministros, de 52,3 anos. Já a idade média geral dos/as integrantes do ministério de Boric é de 49 anos, com a seguinte distribuição etária:

A diversidade política, que se caracteriza pela representação de forças políticas e sociais vinculadas ao programa da Frente Ampla, está concretizada na presença de 8 ministros/as [1/3 do todal] de independentes, como a ministra Izkia Siches e outros/as; 5 ministros/as da Convergência Social de Gabriel Boric; 3 do Partido Comunista; 2 da Revolução Democrática e 2 do Partido Socialista.

Os partidos Liberal, Radical, para a Democracia e Comunes estarão presentes no gabinete ocupando, cada um deles, um ministério.

Para o ministério da Fazenda Boric indicou o atual presidente do Banco Central, Mario Marcel Cullel, economista chileno próximo ao PS e a setores da centro-esquerda chilena.

O “deus-mercado” “aceitou” bem a indicação, como demonstrou a queda do dólar, porém há expectativas em setores da Frente Ampla sobre a atuação econômica de Marcel mais além da austeridade e do dogmatismo fiscal.

Com a definição do ministério do governo eleito se inicia, desse modo, a etapa mais avançada da transição de governo.

Boric assume a presidência do Chile dentro de poucas semanas, em 11 de março. O governo liderado pelo mais jovem presidente da história do Chile e um dos mais jovens chefes de Estado e de Governo do mundo é acompanhado de enormes expectativas e desafios.

O mundo acompanha com atenção e interesse o destino deste país cujas placas tectônicas da política estão em forte movimento.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link