Com surto de Covid-19, ministro do Turismo defende afrouxar regras para cruzeiros

Atualizado em 3 de janeiro de 2022 às 21:15
Gilson Machado, ministro do Turismo
Para o ministro, a baixa hospitalização de casos com a nova variante justificam o afrouxamento das regras. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro do Turismo, Gilson Machado, defendeu nesta segunda-feira (03) o afrouxamento de regras para a retomada de cruzeiros no Brasil. Na semana passada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou que o Ministério da Saúde suspendesse a temporada de navios de cruzeiro no país. As companhias suspenderão, de forma voluntária, as operações até dia 21 de janeiro segundo a Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros.

Para Machado, o nível de hospitalizações no Brasil vem diminuindo e isso justificaria regras mais brandas para o setor. Segundo a avaliação do ministro, o governo deveria aumentar o percentual de tolerância de casos de covid antes de declarar um surto e restringir atividades nos cruzeiros. “É preciso adequar com a Ômicron, porque ela não está gerando pressão nos hospitais. Mas a palavra é do ministro da Saúde. Eu torço para que haja esse entendimento”, disse à Folha de São Paulo.

Leia mais:

1 – Lenio Streck ironiza Moro após desmentir que pode concorrer ao Senado: “Faltou citar D.Quixote”

2 – VÍDEO: Edinho Silva (PT), prefeito de Araraquara, anuncia medidas para enfrentar variante Ômicron

3 – Hospital atualiza estado de saúde de Bolsonaro

Ministro do Turimo não vê preocupação em surtos recentes registrados em cruzeiros

Para a Anvisa, há a preocupação de aumento repentino de casos na embarcação e transmissão da nova variante ômicron, registrada pela primeira vez na África do Sul. Diversos cruzeiros já foram interrompidos após surtos da doença, como o Costa Diadema, que registrou 68 casos entre passageiros e tripulantes, e o MSC Esplêndica, com 78 casos no total.

Os protocolos vigentes para embarcação em cruzeiros são a vacinação completa de hóspedes e tripulantes; a testagem pré-embarque; a capacidade reduzida para facilitar o distanciamento social; o uso obrigatório de máscaras, entre outros. A Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia) e os ministros da Saúde, Turismo, Casa Civil e Infraestrutura participam da negociação com a Anvisa.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.