Ministro do TSE renuncia por motivos de saúde

Atualizado em 19 de março de 2022 às 22:54
Ministro do TSE renuncia por motivos de saúde. Foto do ministro, usando terno preto, óculos de grau, pele e cabelos brancos, com expressão séria.
Ministro teria mandato até agosto de 2023. Foto: BRENO FORTES/CB/D.A PRESS

O ministro Carlos Mário Velloso Filho renunciou, nesta sexta (19), ao cargo de juiz substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele enviou um comunicado ao preside da Corte, ministro Edson Fachin, alegando problemas de saúde.

“Venho, pela presente, por motivo de saúde, manifestar renúncia ao mandato de Juiz Substituto do Tribunal Superior Eleitoral, decorrente da recondução levada a efeito pelo Decreto de 30 de julho de 2021 (publicado no Diário Oficial da União de 30/07/2021). Na oportunidade, reafirmo as expressões de estima e consideração”, diz o documento.

Leia mais:

1 – Viagem de Carlos Bolsonaro à Rússia preocupa STF e TSE

2 – TSE manterá esforços de diálogo com Telegram, mesmo com decisão de Moraes

3 – WhatsApp avisou TSE que não fará alterações para Eleições 2022

Ministro do TSE havia sido indicado por Bolsonaro

Carlos Velloso foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e teria mandato até o mês de agosto de 2023. No Tribunal Superior Eleitoral, ele seria um dos responsáveis pela atividade de analisar a propaganda eleitoral durante da campanha de 2022.

Após a saída, Edson Fachin agora delegou a tarefa para a ministra Carmen Lucia. De acordo com o presidente da Corte, a ministra aceitou a tarefa. Cármen Lúcia é suplente nas vagas destinadas aos ministros do STF.

A cadeira ocupada por Velosso ficará vaga até que uma lista tríplice seja elaborada e encaminhada para a Presidência da República, que indicará um sucessor para o cargo no Tribunal.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link