TSE manterá esforços de diálogo com Telegram, mesmo com decisão de Moraes

Atualizado em 18 de março de 2022 às 17:30
TSE manterá esforços de diálogo com Telegram
Telegram é bloqueado no Brasil pelo STF

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manterá os esforços de diálogo com o Telegram, mesmo com a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de bloquear o aplicativo no Brasil.

A decisão, que atende uma solicitação da Polícia Federal, veio a público nesta sexta-feira (18) e estipula multa diária de R$ 100 mil a quem não obedecer a determinação. As empresas estão sendo notificadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), trata-se de uma decisão interna em um processo em tramitação no STF, que não tem relação com as tratativas feitas no âmbito da Justiça Eleitoral. O tribunal já expediu duas comunicações ao Telegram: uma para o escritório de Advocacia Araripe & Associados, com sede no Rio de Janeiro, e outra ao empresário Pavel Durov, CEO da plataforma. No entanto, até o momento, nenhuma delas foi respondida.

Leia mais:

1- WhatsApp avisou TSE que não fará alterações para Eleições 2022

2- Como Allan do Santos fez o Telegram ser bloqueado no Brasil

3- URGENTE: STF manda bloquear Telegram no Brasil

TSE busca cooperação de plataformas digitais para enfrentamento à desinformação

A Corte busca uma parceria com as plataformas digitais e provedores de internet para o enfrentamento à desinformação, sem caráter punitivo, nem regulatório. Mas o presidente do TSE, Edson Fachin, já deixou claro em entrevistas que medidas mais energéticas serão adotadas se necessário.