O WhatsApp comunicou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que não serão feitas alterações para as eleições 2022, segundo o chefe de políticas públicas da Meta Brasil, Dario Durigan. O aplicativo, porém, teria feito sua lição de casa para se preparar para a corrida eleitoral.
“Em uma mensagem de tranquilidade e reconhecimento da importância do Brasil, o WhatsApp disse ao ministro Barroso que nada, nenhuma mudança significativa de produto será feita no Brasil até o fim das eleições”, disse Durigan em entrevista ao Poder360.
O aplicativo é acusado de contribuir com a grande disseminação de desinformação. Em 2018, a plataforma foi utilizada para o disparo de mensagens em massa nas eleições. Recentemente, foi anunciado o lançamento de um novo recurso em que os usuários podem acompanhar grupos de discussões sobre temas que desejarem. Especialistas acreditam que a nova ferramenta do aplicativo poderia facilitar o compartilhamento de desinformação.
Leia mais:
1- Facebook não está pronto para enfrentar fake news nas eleições, diz ex-diretora
2- WhatsApp censura PT e bloqueia números ligados a Lula
3- Facebook e Instagram autorizam posts que atacam russos e pedem a morte de Putin
Executivo diz que WhatsApp cumpre lei brasileira
Durigan foi questionado sobre as medidas para este ano e disse que o aplicativo se propõe a “manter uma plataforma de criptografia de ponta-a-ponta, que tem uma importância fundamental para a privacidade, para grupos minoritários, e comunidades de pessoas, e ao mesmo tempo fazer o combate à desinformação e à viralidade”.
“O WhatsApp está no Brasil e cumpre a lei brasileira. O WhatsApp tem um compromisso com as instituições do Brasil”, acrescentou Durigan.
De acordo com ele, outro recurso implementado é um ícone de lupa que aparece no lugar do botão de encaminhamento de mensagens que são frequentemente encaminhadas. “Você cria aqui um incentivo para a pesquisa daquele conteúdo que já vem sendo encaminhado muitas vezes e por isso tem potencial de viralidade.” Durigan ainda destaca que há “contas de WhatsApp oficiais com checadores de fato”.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link