WhatsApp censura PT e bloqueia números ligados a Lula

Atualizado em 11 de março de 2022 às 13:24
Lula e WhatsApp
WhatsApp suspendeu contas do PT e restringiu grupos de comunicação de Lula

O aplicativo de mensagens de texto WhatsApp suspendeu, nesta sexta-feira (11), canais de comunicação do PT. Números de telefones de administradores de grupos criados pela assessoria do ex-presidente Lula (PT) foram bloqueados pela plataforma.

A equipe do ex-presidente lançou no início da semana o portal Lulaverso, que se estende a WhatsApp, Telegram, Instagram, Twitter e TikTok. O objetivo é fortalecer a figura de Lula nas redes sociais.

Logo após a criação, pelo menos quatro dos grupos no WhatsApp ficaram inativos. A última movimentação deles foi às 19h02 de terça-feira (8) e, até a noite desta quinta (10), as contas seguiam suspensas.

Leia mais:

1- PT e PSOL se reúnem para negociar aliança

2- Governo Bolsonaro gastou milhares de reais alugando trituradoras de documentos

3- Mourão diz que é ‘desproposital’ militares não aceitarem Lula

WhatsApp não informa motivo do bloqueio

A assessoria de Lula afirmou que o WhatsApp não esclareceu a razão para a suspensão, mas constatou que a plataforma “estranhou” a grande movimentação causado pelo lançamento dos grupos. Até esta quinta, eram 19.

“Se não tivesse muitas inscrições, isso não aconteceria. Agora, estamos explicando, mandando relatórios para eles mostrando que o funcionamento, moderação, está nas regras. Deve normalizar em breve”, afirmou um membro da equipe de imprensa do ex-presidente.

Agora, eles planejam reverter a suspensão das contas e reativar os grupos. Ainda segundo um assessor, os demais chats estão funcionando e, sempre que o limite de participantes de um é alcançado, novos são criados.

Os administradores e os grupos não violaram qualquer regra do aplicativo, de acordo com o funcionário. “Não existe disparo em massa em grupo onde as pessoas entraram livremente”, diz.

Com os apoiadores de Bolsonaro muito à frente dos petistas no quesito redes sociais, o partido busca influencers e comunicadores para conseguir se inserir nos territórios digitais absorvidos pelo bolsonarismo nos últimos anos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link