Pesquisa ModalMais ouviu menos eleitores petistas no Nordeste e resultado ficou poluído

Pesquisa retirou votos de Haddad

Atualizado em 26 de janeiro de 2022 às 16:24
Bolsonaro e Haddad nordeste
Foto: Reprodução

Pesquisa ModalMais-Futura, divulgada nesta quarta-feira (26), mostra um grande equívoco sobre as eleições de 2018 comparada a outros levantamentos. Ao questionar entrevistados sobre votos no segundo turno, a amostra acabou poluindo seus resultados por ouvir menos eleitores petistas no Nordeste.

Em 2018, Haddad teve 69% das intenções de voto contra 31% de Bolsonaro entre nordestinos. No entanto, a ModalMais mostra que o petista teve apenas 38,8% contra 37% do atual mandatário. 7,4% teria ficado sem votar, 7,7% votou branco ou nulo e 9,2% não lembra ou não respondeu.

O instituto, contudo, afirma que a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. 5%, pelo jeito, fizeram efeito.

O levantamento foi realizado entre os dias 17 e 21 de janeiro, por telefone, com 30.452 atendimentos das 348.187 tentativas. A pesquisa foi realizada pela Futura para o Banco Modal S/A. A amostra foi do tipo não probabilística e contemplou 2.000 entrevistas.

Leia também:

1- Lula lidera corrida eleitoral, diz nova pesquisa

2- Guedes quer descobrir quem são padrinhos políticos de indicados a cargos; Entenda

3- Após ordem de Weber, secretário da Saúde terá cinco dias para explicar nota antivacina

Haddad venceria no primeiro turno se dependesse do Nordeste

Se dependesse apenas dos nordestinos, o petista teria ganho no primeiro turno, com 50,59% dos votos válidos. Bolsonaro saiu derrotado em 10 Estados: no Pará e em todos os nove do Nordeste. Na região, o até então candidato do PSL amargou 7 milhões de eleitores a menos do que Fernando Haddad.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link