Moraes mantém prisão de Roberto Jefferson e nega pedido da defesa

Atualizado em 16 de dezembro de 2021 às 18:00
Roberto Jefferson
Roberto Jefferson deve continuar preso após pedido da defesa ser negado por Moraes

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, rejeitou hoje (16) um pedido para reverter a prisão preventiva do ex-deputado federal Roberto Jefferson. A defesa procurava uma forma de colocá-lo em liberdade ou em regime domiciliar.

Moraes disse que a prisão continua “necessária e imprescindível” para o andamento das investigações que afetam o ex-deputado.

“O quadro fático que tornou necessário o cerceamento da liberdade do requerente permanece inalterado, de modo que incabível, neste momento processual, a substituição da prisão preventiva por medidas cautelares alternativas”, escreveu o ministro. Esse é o segundo pedido de liberdade negado por Moraes.

Leia mais:

1- Juristas falam em perseguição política a Ciro Gomes e detonam governo Bolsonaro

2- Carne brasileira é boicotada por supermercados da Europa

3- Alckmin confirma conversas para ser vice de Lula: “É momento de união”

Roberto Jefferson é investigado no inquérito das fake news

Roberto Jefferson é investigado nos inquéritos das fake news e das milícias digitais. Ele foi preso preventivamente em agosto, ao atacar as instituições democráticas e fazer ameaças aos ministro do STF, e denunciado em seguida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por incitação ao crime, homofobia e calúnia contra Rodrigo Pacheco, presidente do Senado.

O ex-deputado também foi afastado temporariamente da direção do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) com suspeita de usar a estrutura da legenda e recursos do fundo partidário para disparar notícias falsas e atacar instituições democráticas nas redes sociais.

“A sua manutenção no exercício do respectivo cargo poderia dificultar a colheita de provas e obstruir a instrução criminal, direta ou indiretamente por meio da destruição de provas e de intimidação a outros prestadores de serviço e/ou integrantes do PTB. Além disso, o afastamento serviu para cessar a utilização de dinheiro público na continuidade da prática de atividades ilícitas por Roberto Jefferson, a exemplo do que ocorreu mesmo após a sua custódia preventiva”, completou o ministro no dia de hoje.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link