Moraes vai “almoçar” Bolsonaro em seu voto, dizem integrantes do TSE

Atualizado em 29 de junho de 2023 às 16:17
O ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes. Foto: Sergio Lima / AFP

Colegas de Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acreditam que ele vai “almoçar” Jair Bolsonaro em seu voto. Presidente da corte, ele suspendeu o julgamento nesta quinta (29) e marcou a retomada do caso para esta sexta (30), ao meio-dia. A informação é da coluna de Carolina Brígido no UOL.

Atacado diversas vezes pelo ex-presidente durante seu mandato, Moraes é um dos três ministros que votam nesta sexta. Além dele, Cármen Lúcia e Kassio Nunes Marques também se manifestam na próxima sessão e basta um parecer desfavorável para que Bolsonaro se torne inelegível por oito anos.

O magistrado deve usar seu voto como uma resposta aos ataques recebidos durante os quatro anos de governo e será contundente em seu posicionamento.

Até o momento, três ministros e o relator, Benedito Gonçalves, votaram no caso. O placar é de três a um contra o ex-presidente, com dissidência apenas de Raul Araújo, que alegou que o discurso na ocasião foi “normal” e “surtiu pouco efeito no eleitorado”.

Os outros magistrados, Floriano Marques e André Ramos Tavares seguiram o relator e argumentaram que houve abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação oficiais durante reunião com embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada, em julho de 2022.

Aliados e correligionários de Bolsonaro já acreditam que ele ficará inelegível. Parlamentares bolsonaristas temem um “efeito dominó” após o julgamento do TSE e o PL, partido do ex-presidente, já começa a redefinir os planos para as próximas eleições e temem que ele “jogue a toalha”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link