Morre menina indígena de 15 anos estuprada no Amapá

Atualizado em 17 de setembro de 2023 às 23:28
Maria Clara Batista era indígena Karipuna, e faleceu de infecção pulmonar por ingerir lama. Fpoto: Reprodução.

Originalmente publicado em Agência Brasil

A adolescente indígena karipuna, Maria Clara Batista, de apenas 15 anos, que foi vítima de um crime brutal envolvendo violência sexual no Amapá, faleceu neste domingo (17), após lutar pela vida em um hospital de Caiena, na Guiana Francesa, para onde foi transferida após agravamento de seu estado de saúde. A tragédia ocorreu na cidade de Oiapoque, no Amapá, na última quarta-feira (13), quando a indígena foi vítima de violência sexual e quase afogada na lama de uma área pantanosa.

O falecimento da jovem chocou a comunidade local e levanta questões sobre a segurança das populações indígenas no Brasil.

A notícia da morte de Maria Clara foi divulgada pelo Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque (CCPIO), que expressou solidariedade à família da jovem e pediu por justiça diante do crime bárbaro que ela enfrentou.

Polícia interceptou e prendeu o acusado, que estava em uma embarcação pesqueira em direção ao estado do Pará. Foto: Reprodução.

A polícia Civil e Militar atuaram rapidamente no caso e, após a análise das câmeras de segurança, prenderam em flagrante Cláudio Roberto da Silva Ferreira, de 43 anos, acusado de estupro e tentativa de homicídio. O delegado Charles Corrêa informou que a prisão ocorreu após interceptar a embarcação em que o acusado tentava fugir em direção ao estado do Pará.

Além do crime recente, Cláudio Roberto é apontado como autor de um estupro ocorrido no ano passado e também enfrenta acusações de furto. O estado de saúde de Maria Clara piorou devido a uma infecção pulmonar, causada pela ingestão de lama durante o ataque, levando-a a ser intubada ainda em Oiapoque e, posteriormente, transferida para Caiena.

A tragédia reforça a urgência de medidas para proteger as comunidades indígenas e enfrentar a violência contra jovens vulneráveis no Brasil.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link