Morre Sir Bobby Charlton, campeão mundial com a Inglaterra e ídolo do Manchester United

Atualizado em 21 de outubro de 2023 às 14:34
Bobby Charlton na época como jogador. Foto: Reprodução

Neste sábado (21), aos 86 anos, morreu Sir Bobby Charlton, ícone do Manchester United e campeão da Copa do Mundo de 1966 com a Inglaterra. A família do esportista anunciou seu falecimento em um comunicado. “É com grande tristeza que partilhamos a notícia de que Sir Bobby faleceu pacificamente nas primeiras horas da manhã de sábado. Ele estava cercado por sua família”, diz a nota.

O lendário ex-meio-campista, Bobby Charlton, passou a maior parte de sua carreira profissional no Manchester United, onde marcou 249 gols em 758 partidas. Ao longo de seus 17 anos em Old Trafford, conquistou três títulos da Premier League, uma Copa dos Campeões da Europa (conhecida como Champions League) e uma Copa da Inglaterra.

Em 2020, Bobby Charlton foi diagnosticado com demência, uma condição que também afetou seu irmão mais velho e outro ícone do futebol inglês, Jack Charlton, que faleceu no mesmo ano após enfrentar a mesma enfermidade e lutar contra um linfoma.

O nome de Charlton está gravado em uma das arquibancadas do estádio do Manchester United e uma estátua em sua homenagem adorna os arredores da sede do clube. Ele foi um dos sobreviventes do trágico desastre aéreo de Munique, quando oito jogadores do Manchester United estavam entre as 23 vítimas fatais na queda de um avião na Alemanha, em fevereiro de 1958.

Legado e história

Bobby Charlton foi um elemento fundamental na campanha da Inglaterra que conquistou a Copa do Mundo de 1966, tendo marcado três gols, incluindo dois na semifinal contra Portugal. Sua morte deixa Geoff Hurst, autor de um hat-trick na final daquela Copa contra a Alemanha, como o único sobrevivente da equipe campeã de 1966.

O respeitado ícone inglês tinha uma relação próxima com outra lenda do futebol, o Rei Pelé, e representou a Inglaterra em três Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970). Ele deteve o recorde de maior artilheiro da seleção inglesa até setembro de 2015, ocupando atualmente o terceiro lugar, atrás de Kane (61 gols) e Rooney (53 gols).

Em 1966, Bobby Charlton foi agraciado com a Bola de Ouro e conquistou a segunda posição nas duas edições seguintes. Ele é um dos nove jogadores a ostentar a Bola de Ouro, títulos da Champions League e a honra de levantar a Copa do Mundo, ao lado de Franz Beckenbauer, Gerd Müller, Paolo Rossi, Zinedine Zidane, Rivaldo, Ronaldinho, Kaká e, por último, Lionel Messi.

A notícia do falecimento do lendário jogador provocou homenagens de toda a Premier League e de clubes de todo o Reino Unido e do mundo. O Manchester United disputará sua partida ainda hoje, às 16h (horário de Brasília), contra o Sheffield United, com esperadas manifestações de respeito e memória.

Sir Bobby Charlton deixa sua esposa, Lady Norma, suas filhas Suzanne e Andrea, e três netos.