No 2º turno, Lula cai e vantagem contra Bolsonaro é de 9%, diz pesquisa

Atualizado em 22 de abril de 2022 às 7:59
Bolsonaro Lula
Bolsonaro se aproximou de Lula, segundo nova pesquisa Imagem: Montagem

Se muita gente acredita que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem chances reais de vencer no primeiro turno das eleições, o resultado da nova rodada de pesquisa feita pelo Instituto Ideia, sob encomenda da revista Exame, mostra que, no segundo turno, o petista teve uma oscilação negativa, perdendo votos para Jair Bolsonaro (PL), o que não vinha acontecendo.

Segundo os dados apresentados nesta quinta-feira (21), caso Lula e Bolsonaro disputem o segundo turno, o petista vence por 48% a 39% das intenções de votos. Embora o número seja uma folga considerável, caiu para menos de dois dígitos, já que em março, Lula vinha com 50% e Bolsonaro aparecia com 37%. É bem verdade que trata-se de uma oscilação dentro da margem de erro, mas é o primeiro movimento de queda do ex-presidente contra o atual.

O mesmo Instituto mostrou que a diferença também caiu no primeiro turno, mas lá, Bolsonaro cresceu 4 pontos sem Moro na disputa, enquanto Lula cresceu 2, ou seja, o objetivo de atrair o eleitorado petista, estabelecido pelo núcleo duro da campanha bolsonarista não foi conquistada. Neste cenário, Lula lidera com quase 45% dos votos válidos, perto de vencer no primeiro turno.

O levantamento também fez outros cenários de segundo turno e mostrou que Lula vence de lavada Doria (50% a 26%) e também supera Ciro (45% a 32%). Sem Lula, Ciro vence Bolsonaro (41% a 37%) e Bolsonaro vence Doria (38% a 29%).

Embora a diferença entre Lula e Bolsonaro tenha caído, ao se considerar apenas os votos válidos, Lula aparece com 55% ante 45% do adversário, basicamente a mesma diferença que o atual presidente fez contra Haddad em 2018.

Imagem