Nunes infla dados em propaganda de jornais, acusa vereador aliado de Boulos. Por Leonardo Sakamoto

Atualizado em 22 de março de 2024 às 20:37
Trabalhadores recapeiam via em São Paulo; asfaltamento é uma das prioridades de Nunes. Foto: Divulgação/

Por Leonardo Sakamoto

A Prefeitura de São Paulo está veiculando informações distorcidas em anúncios em jornais, propagando desinformação com o uso de recursos públicos em ano eleitoral. A denúncia está em representação do vereador Toninho Vespoli contra a administração municipal feito ao Ministério Público nesta semana.

“O governo vem fazendo uma campanha antecipada usando recursos que deveriam ser voltados a informações úteis à população. Mas qualquer pessoa que vê o slogan “O que São Paulo quer, a Prefeitura faz” acha que é propaganda eleitoral”, disse à coluna o vereador.

Vespoli é do PSOL, partido do deputado federal Guilherme Boulos, adversário do prefeito Ricardo Nunes (MDB) na disputa pelo Palácio do Anhangabaú. Na representação, ele anexou um anúncio no jornal o Estado de S.Paulo.

Ao UOL, a Prefeitura de São Paulo, através de sua Secretaria de Comunicação, afirmou que “não foi questionada pela Promotoria e apresentará todas as informações necessárias, caso seja acionada”.

No anúncio, a Prefeitura afirma que há 1.300 obras simultâneas na capital. O vereador contesta usando dados do portal Obras Abertas, do próprio poder público. Diz que aparecem 39 obras com o status de “em andamento”. A coluna refez a busca na ferramenta e encontrou 38.

De acordo com Vespoli, em outra base pública de dados, foi possível encontrar 445 obras cadastradas, mas sem diferenciar o que já foi concluído e o que está em andamento.

Além disso, o anúncio da Prefeitura diz que foram entregues 17 escolas, mas o Obras Públicas mostra 11 concluídas.

Vereador Toninho Vespoli. Foto: Divulgação

“A colisão entre realidade e publicidade é mais escandalosa quando comparados os dados veiculados a respeito das reformas das unidades escolares: enquanto a Prefeitura alegou estar reformando 709 educandários, seu próprio banco de dados atesta que apenas 59 reformas de unidades foram concluídas”, afirma o vereador em sua denúncia.

O anúncio da gestão Nunes nos jornais também aponta a entrega de 23 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a existência de outras com construção em andamento. A representação à Promotoria do Patrimônio Público e Social da Capital, contudo, afirma que dados do Obras Abertas e da Secretaria Municipal de Saúde mostram oito unidades inauguradas, menos de um terço.

“A peça publicitária está promovendo unidades entregues em gestões passadas como se fossem resultados e méritos da atual gestão municipal”, contesta o vereador.

Para Toninho Vespoli, há um “nítido desvio da finalidade da propaganda institucional” em ano eleitoral. Segundo ele, a publicidade institucional conta com previsão expressa na Constituição Federal e na Lei Orgânica do Município de São Paulo e deve ter caráter educativo, informativo ou de orientação social.

“Mas a promoção de conteúdo falso não obedece a nenhuma dessas três finalidades. Ao contrário, escancara que o real propósito é efetivamente o de promover interesses particulares dos atuais gestores”, diz. “Ao concorrer, então, para a desinformação, a Prefeitura de São Paulo viola diversas normas constitucionais e legais”, conclui.

Originalmente publicado no UOL
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link