Categories: BrasilDestaques

O aceno de Doria aos ciclistas é estelionato eleitoral em cima dos coxinhas. Por Mauro Donato

 

Durante toda a campanha, o futuro prefeito João Doria falou que na primeira semana de sua gestão iria reverter as velocidades em avenidas e marginais implantadas por Fernando Haddad.

Tão logo foi declarado vencedor, seus eleitores fascistinhas agrediram um ciclista na avenida Paulista  o que fez com que na noite seguinte um grande numero de adeptos do pedal foi para a frente de sua mansão no Jardim Europa protestar.

Assustado com a vida real fora dos vidros blindados e com a recente invasão de hackers no site de sua mulher, Doria resolveu pedalar na avenida Faria Lima neste domingo. Ergueu uma bandeira branca.

Junto a um grupo de cicloativistas, João Doria disse irá manter a velocidade máxima em 50 km/h.

Rendição, tomada de consciência, lobo-em-pele-de-cordeiro ou estelionato? A república do cashmere jogado nos ombros não irá cobrá-lo? Dilma foi crucificada por ‘traição’. E Doria, não está traindo quem votou nele? Vão bater panela ou o que?

As reduções de velocidade só trouxeram benefícios em termos de número de acidentes, mortes e congestionamento e ainda alguma civilidade ao trânsito. Experimente pedalar com carros a 50 km/h a seu lado e depois com motoristas velozes e furiosos à solta e constate a diferença.

O prefeito do ano que vem acerta ao acenar com a repensada. Um trânsito menos assassino passa pela obediência a regras e limites de velocidade compatíveis com os vários modais de transporte que trafegam numa cidade grande. O carro não é o único meio nem o dono das ruas. Motoristas precisam aprender isso.

“Conversamos com ele por uma hora e ele pareceu disposto a entender nossa realidade. Foi um bate-papo informal, mas ele falou de uma maneira mais suave a respeito da eliminação de ciclovias e disse que, assim que for montada, colocará sua equipe de transição em contato conosco para discutir melhor o assunto”, disse Willian Cruz, do Vá de Bike.

Aos ciclistas, João Doria ainda mencionou a possibilidade de exigir uma contrapartida de empresas que queiram colocar propaganda em uma ciclovia. Elas precisariam se incumbir da manutenção.

Ok, perfeito prefeito. Mas… e a Lei Cidade Limpa? E seu eleitorado? Vai mandar beijinho no ombro pra tudo?

Doria já demonstrou o que um ‘não político’ pode causar de alvoroço dentro do próprio partido. Na mais recente presepada pelo desconhecimento da liturgia anunciou que iria congelar as tarifas de ônibus sem ter avisado o padrinho Geraldo Alckmin. Assim como está fazendo com a questão dos limites de velocidade, não se espantem se daqui algum tempo Doria ‘repense’ essa sua promessa.

 

Mauro Donato

Jornalista, escritor e fotógrafo nascido em São Paulo.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Mauro Donato

Recent Posts

Felipe Neto detona Folha e Globo por fake news sobre desemprego: “Sensacionalistas”

O influenciador Felipe Neto desmentiu as matérias da Globo e Folha de S.Paulo que afirmam…

47 minutos ago

DCM Ao Meio-Dia: Colunista da Folha defende “bolsonarismo moderado” de olho em 2026

AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com o…

1 hora ago

Lula participará de ato de centrais sindicais no 1º de Maio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará de um ato no Dia do…

2 horas ago

Quem é Samara Mapoua, influencer trans que voltou à cadeia após decisão judicial

A influenciadora digital Samara Mapoua, de 30 anos, voltou a ser presa nesta segunda-feira (29/4)…

2 horas ago

Exército não irá promover Mauro Cid ao posto de coronel

A alta cúpula militar optou por não promover Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente…

3 horas ago

Colunista da Folha defende “bolsonarismo moderado”

O colunista da Folha de S.Paulo, Joel Pinheiro da Fonseca, publicou um artigo na última…

3 horas ago