Categories: Destaques

O ator da Globo que chamou um recepcionista de “favelado” e a ética do “cidadão de bem”. Por Sacramento

Bruno de Luca

 

Se o “cidadão de bem” tivesse um rosto, seria o de Bruno de Luca. Branco, provavelmente heterossexual, bem empregado e nascido em família de empresários. Dono da fisionomia comum que atormenta caricaturistas iniciantes, o ator e apresentador serviria de modelo para a tal abstração defendida por 10 entre 10 políticos reacionários.

A notícia de que De Luca foi condenado a pagar 15 mil reais ao funcionário de um hotel por chamá-lo de “favelado” e “vagabundo” indica que além do rosto, a alma do ex-fedelho da novela “Malhação” também é do típico “cidadão de bem”. Aquele ser que grita contra a corrupção política mas não hesita em humilhar os mais pobres.

De Luca foi processado devido ao incidente ocorrido em 2009, em um Hotel de Florianópolis. A vítima foi agredida verbalmente depois de pedir ao apresentador que diminuísse o volume do som e parasse com a baderna no apartamento onde estava com amigos.

O comportamento do rapaz foi um típico uso do princípio do “você sabe com quem está falando?”, a clássica “carteirada”, conceito sobre o qual o antropólogo Roberto DaMatta discorreu no livro “Carnaval, malandros e heróis”.

“A expressão é o reflexo ritualizado e quase sempre dramático de uma separação social que nos coloca bem longe da figura do ‘malandro’ e dos seus recursos de sobrevivência social”, escreveu DaMatta.

O que o “cidadão de bem pagador dos impostos” mais quer é se diferenciar das camadas financeiramente menos favorecidas da sociedade, obrigadas a fazer malabarismos para viver com dinheiro escasso, dívidas abundantes e serviços públicos ineficientes.

Malandramente, como canta o MC Dennis, De Luca não esconde sua ligação com a empresa Frescatto, pertencente ao seu pai Antonio e patrocinadora do Fluminense.

Por outro lado, a ligação de Bruno com o empresário Marco Antonio de Luca, preso na operação Lava Jato sob a acusação de pagar R$ 12,5 milhões em propinas ao grupo do ex-governador Sérgio Cabral, praticamente passa batida nos grandes portais de notícia.

Ligado à empresa Masan, Marco Antonio, foi um dos convivas da mítica festa da comitiva de Cabral em Paris, aquela dos marmanjos com guardanapos na cabeça. O parentesco de Bruno com Marco Antonio só aparece no blog de Anthony Garotinho e em outro mais obscuros.

Se o preso da Lava Jato for mesmo seu parente, significa que Bruno de Luca segue à risca a ética do “cidadão de bem”, que se julga superior aos demais mesmo com o armário lotado de ossadas.

Marcos Sacramento

Marcos Sacramento, capixaba de Vitória, é jornalista. Goleiro mediano no tempo da faculdade, só piorou desde então. Orgulha-se de não saber bater pandeiro nem palmas para programas de TV ruins.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Marcos Sacramento

Recent Posts

Os estudantes presos e os farsantes de uma democracia disfuncional. Por Moisés Mendes

Joe Biden é o mais republicano dos democratas. As circunstâncias o levaram a ficar diante…

2 horas ago

Consumidor paga mil vezes menos por joia de ouro com diamantes de marca de luxo

Rogelio Villarreal, um cirurgião residente no estado de Tamaulipas, no México, ficou surpreso ao deparar-se…

2 horas ago

De origem judia, candidata à presidência dos EUA é presa em ato pró-Palestina

Jill Stein, candidata nas eleições presidenciais do EUA pelo Partido Verde, foi detida no último…

3 horas ago

Casas Bahia renegocia dívida com bancos e CEO comemora: “Bastante satisfeitos”

O grupo Casas Bahia anunciou ao público neste domingo (28) a conclusão de um acordo…

3 horas ago

Atos pró-Palestina em universidades dos EUA levam mais de 200 à prisão

  Mais de 200 manifestantes foram detidos no sábado (27), nas universidades Northeastern, Arizona, Indiana…

4 horas ago

Brasil espera taxação de super-rico enquanto Congresso vive farra do lobby. Por Sakamoto

Por Leonardo Sakamoto É boa notícia que a proposta do governo Lula de regulamentação da primeira etapa…

5 horas ago