O terror chegou às redes sociais: o caso do site KiwiFarms. Por Rudá Ricci

Atualizado em 22 de fevereiro de 2023 às 16:35
KiwiFarms – Foto: Reprodução

Por Rudá Ricci

As articulações de extrema-direita nas redes sociais começam a assumir uma face nitidamente terrorista. Ben Collins publicou recentemente um fio no Twitter a partir da pesquisa que fez sobre o KiwiFarms. Collins é jornalista da NBC News especializado em pautas sobre desinformação, extremismo e internet.

Segundo ele, o KiwiFarms foi criado pelo ex-administrador do 8chan Josh Moon. Em virtude das perseguições, principalmente a pessoas trans, provocou o suicídio de três pessoas.

Para a Wikipedia, o Kiwi Farms, anteriormente conhecido como CWCki Forums, é um fórum da Internet americano dedicado à discussão de figuras e comunidades online que considera “lolcows”. Dedica-se a assédios e trollagens a pessoas que julgam ter comportamento excêntrico.

Ben informa que a base de usuários do Kiwi Farms é a extrema-direita. Usa dados privados acumuladas na última década como arma contra alvos que determina como inimigos. Na semana passada, Clara Sorrenti deixou os EUA para fugir dos ataques.

No mês passado, ela foi abordada por um policial armado em função de uma invenção criada por um usuário do KiwiFarms: forjou que Sorrenti teria postado uma ameaça de tiroteio em massa na prefeitura local. Assustada, foi para um hotel e postou uma foto com seu gato.

Os usuários da KiwiFarms identificaram seu hotel pelos lençóis e as ameaças aumentaram. As contas do Uber que Sorrenti e sua família usam foram invadidas por usuários da KiwiFarms que passaram a ter acesso a cada movimento e endereço onde ela esteve por semanas.

Ben Collins sustenta que o manual KiwiFarms se concentra no uso e abuso de nossos dados para aterrorizar inimigos políticos. Sugere que é “para onde a guerra cultural está indo em 2022 e 2024”. As pessoas trans são seus alvos atuais, mas estão ampliando sua lista.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link