Categories: DestaquesEsporte

“O título mais justo que já vi”: a inédita taça do Atlético contra o Cruzeiro na Copa do Brasil

Por Gustavo Carratte, idealizador do site Conexão Fut

No vestiário, comemorando

O torcedor do Atlético Mineiro, esperançoso por natureza, chegou à grande final da Copa do Brasil de 2014 em uma situação diferente. Naquela noite, o seu time não teria de reverter uma desvantagem de dois gols contra uma das melhores equipes do Campeonato Brasileiro nem tampouco teria de repetir o feito diante do maior rival que ele possui fora de Minas Gerais.

Acostumado a ser integrante único em plateias de espetáculos fadados ao fracasso, onde nenhum ser vivo de outra preferência clubística acredita que um milagre é possível, o atleticano deparou-se com o desafio de manter um placar idêntico àqueles outrora revertidos. Um placar conquistado após uma partida no Independência que começou carente de referências de favoritismo para qualquer um dos lados e terminou cheia de certezas.

O esgotamento físico do Cruzeiro foi abissal e, além da falta de tranquilidade e inspiração, é parte gigantesca da explicação para o quase total domínio do Galo. Não há time no Brasil que necessite tanto de seu limite físico para atingir o seu nível médio de rendimento. Não há time no Brasil que explore de forma tão obsessiva todo o seu repertório. E não há time no Brasil que exija tanto da capacidade de concentração de seus atletas para executar com perfeição os movimentos de ataque, defesa e transição. Por tabela, nos últimos dois anos, não houve nem quem vencesse nem quem se cansasse mais.

Mais inteiro, o Atlético se comportou de uma maneira exemplar. No primeiro jogo, depois de abrir o placar logo no início, o exato meio-termo entre a coragem e a cautela. No segundo, chances e mais chances de gol, que só não transformaram a maior final da história do clássico mineiro em um verdadeiro massacre porque a falta de pontaria foi a regra.

Nos 180 minutos de decisão, o Cruzeiro ofereceu perigo em duas ou três ocasiões. Territorialmente, conseguiu dar as cartas durante dois minutos aqui, outros cinco ali, e nada mais. Um comportamento tão tímido quanto a quantidade de cruzeirenses que toparam desembolsar pornográficos R$ 700 para acompanhar a finalíssima no setor Inferior Leste do renovado e abençoado Mineirão, palco de grande parte dos jogos memoráveis que o país sediou de 2013 para cá.

O título inédito do Atlético Mineiro na Copa do Brasil foi a confirmação da lógica que toma conta do torneio há dez anos, onde apenas em 2008, com o Sport, e em 2013, com o Flamengo, o mandante da partida derradeira sagrou-se campeão. Foi um carimbo de qualidade para uma equipe que perdeu peças fundamentais, como Ronaldinho Gaúcho e Bernard, mas que, além de ter mantido Diego Tardelli e visto Dátolo passar de coadjuvante a protagonista, ganhou a sobriedade que não raramente faltava ao brilhante, intenso e vencedor esquadrão de Cuca.

E como disse Levir Culpi, foi um título dos mais justos. Uma merecidíssima premiação aos jogadores que construíram uma das campanhas mais recheadas de virtudes, emoções e angústias do futebol brasileiro nos últimos anos.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Os estudantes presos e os farsantes de uma democracia disfuncional. Por Moisés Mendes

Joe Biden é o mais republicano dos democratas. As circunstâncias o levaram a ficar diante…

7 minutos ago

Consumidor paga mil vezes menos por joia de ouro com diamantes de marca de luxo

Rogelio Villarreal, um cirurgião residente no estado de Tamaulipas, no México, ficou surpreso ao deparar-se…

34 minutos ago

De origem judia, candidata à presidência dos EUA é presa em ato pró-Palestina

Jill Stein, candidata nas eleições presidenciais do EUA pelo Partido Verde, foi detida no último…

1 hora ago

Casas Bahia renegocia dívida com bancos e CEO comemora: “Bastante satisfeitos”

O grupo Casas Bahia anunciou ao público neste domingo (28) a conclusão de um acordo…

1 hora ago

Atos pró-Palestina em universidades dos EUA levam mais de 200 à prisão

  Mais de 200 manifestantes foram detidos no sábado (27), nas universidades Northeastern, Arizona, Indiana…

3 horas ago

Brasil espera taxação de super-rico enquanto Congresso vive farra do lobby. Por Sakamoto

Por Leonardo Sakamoto É boa notícia que a proposta do governo Lula de regulamentação da primeira etapa…

3 horas ago