Destaques

O TRF 4 no beco sem saída: a eventual condenação de Lula vai deixá-lo mais isolado nas pesquisas. Por Kiko Nogueira

 

A se confirmar a barbada da condenação de Lula no julgamento do TRF 4, o resultado deverá ser o mesmo que vem se repetindo ao longo de sua perseguição jurídica: crescimento nas pesquisas.

É como se fosse um recado da democracia ao arbítrio. O conluio entre a Globo e o Judiciário convence os velhos usuários de camisa da CBF, que já estão convencidos. Mais ninguém.

Fábio Vasconcellos, doutor em Ciência Política, mestre em comunicação pela UERJ e graduado em Jornalismo, consolidou em seu blog a série do Datafolha desde a condução coercitiva em 2015.

Diz ele:

Vejam que após o depoimento, o ex-presidente apresentou forte inclinação negativa na sua curva de intenção de voto. Mas, logo em seguida, recupera-se e passa a registrar intenções de voto sempre crescentes. A exposição do caso, como é possível notar, teve efeito positivo para o ex-presidente. Ele partiu de um patamar de cerca de 17% após o depoimento para a casa dos 22%. E não parou mais de subir.

(…)

Jair Bolsonaro (PSC), por sua vez, não apresenta um crescimento imediato após o depoimento de Lula. Sua curva de intenções de voto só começa a apresentar inclinação positiva no fim de 2016. Antes disso, ele registrou percentuais que variaram dentro da margem de erro. Entre dezembro de 2016 e abril de 2017, no entanto, Bolsonaro passou de 8% para 14%, depois registrou 16% em julho de 2017. Desde então tem variado dentro da margem de erro, com pico de 18% no fim do ano passado.

Quem está ganhado com o antilulismo lavajateiro é Lula. Sua rejeição diminuiu desde que foi condenado em primeira instância por Moro, em julho de 2017. A do juiz vingador, no entanto, sobe.

Eis a sinuca de bico em que se meteram os suspeitos de sempre. Vão tentar completar o serviço do golpe com uma sentença ridiculamente frágil, que não teve o aval de um único jurista sério no país, cercados pelo que mais temem: povo.

O descompasso com a vontade popular, expressa nas sondagens, é um alerta, mesmo levando em conta a tradição bovina nacional.

Lula não vai desistir até o último minuto. Nem eles.

Em Porto Alegre, os desembargadores vão lhe dar mais um empurrão para se isolar de vez na liderança da corrida eleitoral, enquanto nos aproximam do precipício.

Kiko Nogueira

Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kiko Nogueira

Recent Posts

VÍDEO – Alvo de chacota: como foi ‘carreata fantasma’ de Bolsonaro em Acaraju

A passagem de Jair Bolsonaro em Acaraju, Sergipe, viralizou de forma negativa nas redes sociais.…

2 horas ago

Sobrinho de socialite acusa suposto marido de roubar joias, tapetes persas e obras de arte

A socialite Regina Gonçalves, de 88 anos, voltou ao seu apartamento no Edifício Chopin, em…

4 horas ago

Pousadas da empresa dona da pensão que pegou fogo em Porto Alegre têm cheiro forte e lixo pelo local

O incêndio que resultou na morte de 10 pessoas na madrugada de sexta-feira (26) em…

4 horas ago

Membros do STF, STJ e PGR emendam feriado em viagem à Europa

Uma comitiva formada pelos ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF),…

4 horas ago

DCM Ao Meio-Dia: Vocalista do Molejo morre aos 51 anos; aliados de Bolsonaro querem lançar Michelle à Presidência

AO VIVO. Prof. Viaro e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com a…

4 horas ago

VÍDEO – Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano: “Prazer revê-la”

Neste sábado (27), o Papa Francisco recebeu a ex-presidente do Brasil e atual presidente do…

5 horas ago