Ostentação nas redes, protesto de policiais e denúncias: quem é o defensor do assassino de Sinop

Atualizado em 24 de fevereiro de 2023 às 23:43
Marcos Vinícius Borges, advogado de autor de chacina em Sinop (MT). Foto: Reprodução

Marcos Vinícius Borges, advogado que atua na defesa de um dos autores de chacina em Sinop (MT), exibe uma vida de luxo e ostentação nas redes sociais. Ele também costuma usar as plataformas para divulgar suas conquistas, como soltura ou absolvição de clientes.

O advogado expõe em seu Instagram diversas imagens em viagens, dirigindo uma BMW e usando relógios, anéis, correntes de ouro e charutos. Ele alega que usa as redes sociais como instrumento de trabalho, utilizando as plataformas para fazer publicidade a empresas e marcas.

Questionado pela Folha de S.Paulo sobre o tema, ele diz que não está descumprindo nenhuma regra da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). “Não me vejo quebrando qualquer norma da OAB, uma vez que não falam de ostentar. Não vi nenhum capítulo no ordenamento que pune o dublê de rico”, alega.

O provimento 205/2021 da ordem, entretanto, veda “em qualquer publicidade a ostentação de bens relativos ao exercício ou não da profissão, como uso de veículos, viagens, hospedagens e bens de consumo”. A OAB também proíbe “promessa de resultados ou a utilização de casos concretos para oferta de atuação profissional”.

Advogado ostenta vida de luxo no Instagram. Foto: Reprodução

Mesmo assim, o advogado expõe seus “cases de sucesso” nas redes sociais. Marcos também já foi acusado de obter vantagem de clientes cobrando valores acima dos honorários previstos, sob a justificativa de que o dinheiro seria utilizado para pagar propina a policiais e delegados em Sinop.

A ação corre desde 2018, quando foi denunciado pelo Ministério Público (MP) por supostamente ter se aproveitado da condição de clientes por ao menos três vezes. Em um dos casos, o órgão diz que Marcos cobrou R$ 3 mil de um cliente preso por conduzir um veículo embriagado.

Antipatia de policiais

O modus operandi do advogado Marcos Vinicius Borges desagrada também profissionais ligados à segurança pública de Sinop (MT).

Ao jornal Giro MT, Glaucio Castanõn, presidente do Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de Mato Grosso, disse em dezembro de 2021, bem antes portanto da fama nacional alcançada pelo caso da chacina em que está atuando. O protesto incluiu uma faixa na porta da OAB local.

“Fui acionado pelos policiais de Sinop para acompanhar a situação envolvendo o advogado Marcos Vinicius Borges”, disse o sindicalista. “Consta que o referido advogado tem o costume de captar clientes indevidamente no interior da delegacia se utilizando artifícios antiéticos, provocando situações de afronta e desrespeito aos policiais que exigem o cumprimento das normas”.

Protesto na porta da OAB contra o modus operandi do advogado de Marcos Vinícius Borges. Reprodução: Giro MT

Atuação nas redes sociais

Veja as publicações do advogado, que virou meme, no Instagram:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link