Papa Francisco pode viajar para Kiev após convite

Atualizado em 2 de abril de 2022 às 14:45
Papa Francisco
Papa Francisco. Foto: Alberto Pizzoli/AFP

O Papa Francisco afirmou, neste sábado (02), que está cogitando viajar à Kiev, capital da Ucrânia. O país está envolvido em um conflito militar com a Rússia, Estados Unidos e Otan. O líder religioso foi convidado pelo prefeito da cidade por meio de uma carta enviada ao Vaticano. A afirmação foi feita após a pergunta de um repórter, durante um voo entre Roma e Malta. Francisco respondeu que a possibilidade “está na mesa”. A informação é da CNN.

O Papa conversou, no dia 22 de março, com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. De acordo com o mandatário, Francisco “disse palavras muito importantes: ‘Eu entendo que você quer a paz. Eu entendo que você tem que se defender, que os soldados defendem os civis, eles defendem sua pátria'”.

Andriy Yurash, embaixador da Ucrânia no Vaticano, disse recentemente nas redes sociais que o Papa Francisco “é o convidado mais esperado na Ucrânia”.

Leia mais:

1. Quais foram os ministros e governadores que deixaram os cargos para serem candidatos

2. Em posse de novo ministro da Defesa, Bolsonaro “convida” militares para golpe

3. Trabalhadores da Amazon conseguem se sindicalizar

Zelensky quer “papel mediador” do Papa

O presidente da Ucrânia afirmou, pelo Twitter, que “o papel mediador da Santa Sé no fim do sofrimento humano seria apreciado”. Ele quer a visita do Papa Francisco em seu país para aumentar a chance de resolver o conflito com a Rússia.

Francisco evita citar a Rússia em suas manifestações, mas chamou os acontecimentos de “massacre sem sentido”. “Peço a todos os atores da comunidade internacional que façam um esforço real para acabar com esta guerra repugnante”, disse o pontífice na Praça de São Pedro, no dia 20 de março.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link