Quais foram os ministros e governadores que deixaram os cargos para serem candidatos

Atualizado em 2 de abril de 2022 às 7:41
Foto da equipe ministerial de Bolsonaro no dia 01 de janeiro de 2019, com ele no meio. Todos estão sentados lado a lado.
A equipe ministerial de Bolsonaro em janeiro de 2019. Foto: Reprodução

O prazo para que ministros, governadores, prefeitos e secretários de governo que se candidatarão nas eleições de outubro se afastem dos seus atuais cargos termina neste sábado (02). É a chamada “desincompatibilização”, que, pela legislação, deve acontecer seis meses antes do dia marcado para o pleito. O objetivo da regra é evitar abuso de poder econômico ou político nas eleições. Dez ministros do presidente Jair Bolsonaro (PL) e seis governadores deixam ou já anunciaram que deixarão os atuais postos para disputar vagas em outros cargos. A informação é do G1.

A regra não se aplica a políticos que ocupam cadeiras no Legislativo, como deputados federais e estaduais. Nesses casos, não é necessário abrir mão do mandato para concorrer a outro cargo. Além dessa norma, o calendário das eleições impõe, também, que todo os candidatos devem estar filiados ao partido que pretendem se candidatar até o fim deste sábado. Veja abaixo quem são as autoridades que deixam os cargos para concorrerem novamente.

Entre os ministros, estão: Walter Braga Netto (Defesa), cotado para candidato a vice-presidente pelo PL na chapa de Jair Bolsonaro; Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos), filiada ao Republicanos e que ainda não anunciou qual mandato disputará; Flávia Arruda (Secretaria de Governo), pré-candidata a senadora pelo PL no Distrito Federal; Gilson Machado (Turismo), pré-candidato a senador pelo PL em Pernambuco; João Roma (Cidadania), pré-candidato a governador da Bahia pelo PL; Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações), pré-candidato a deputado federal pelo PL por São Paulo; Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência), pré-candidato a governador do Rio Grande do Sul pelo PL; Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), pré-candidato a senador pelo PL no Rio Grande do Norte; Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura), pré-candidato a governador de São Paulo pelo PL; Tereza Cristina (Agricultura), pré-candidata a senadora pelo PP no Mato Grosso do Sul.

Já entre os governadores, já renunciaram ao mandato: João Doria (PSDB-SP), pré-candidato a presidente; Flávio Dino (PSB-MA), pré-candidato a senador; Wellington Dias (PT-PI), pré-candidato a senador; Eduardo Leite (PSDB-RS), que ainda não anunciou qual mandato disputará. Dois ainda não deixaram os cargos, mas a expectativa é de que o façam ainda neste sábado (02): Camilo Santana (PT-CE) e Renan Filho (MDB-AL), ambos pré-candidatos a senador.

Leia mais:

1. Grupo liderado por ACM Neto no União Brasil pedirá a impugnação da filiação de Moro

2. Presidente da Caixa revela o que vai fazer se Bolsonaro perder a eleição

3. Trabalhadores da Amazon conseguem se sindicalizar

Braga Netto deixou ministério mas continua no governo

Braga Netto
Braga Netto/ Foto: Reprodução

O general Walter Braga Netto, que estava no ministério da Defesa, renunciou ao cargo, mas segue ocupando uma cadeira no governo. Ele foi nomeado assessor especial do gabinete do presidente da República.

Braga Netto é cotado para ser candidato a vice na chapa do presidente Jair Bolsonaro (PL) à reeleição. No novo cargo, o ex-ministro não precisará cumprir o prazo de afastamento de seis meses da eleição. Ele precisará deixar a função apenas três meses antes, em 2 de julho.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link