VÍDEO: Pauta Brasil | Inflação, juros e combustível: O que (não) fazer?

Atualizado em 14 de março de 2022 às 20:44
Inflação, juros e combustível: O que (não) fazer?. Print da tela do banner do Pauta Brasil, nos tons cinza e vermelho, com a foto dos participantes em quadrados no centro da tela.
Aumento no preço dos combustíveis deverá elevar a inflação, apontam pesquisas. Foto: Reprodução / YouTube

O programa Pauta Brasil tem como debate central na sua edição de economia os juros, a inflação e os combustíveis. Com mediação de Ellen Coutinho, diretora da Fundação Perseu Abramo, Júlia Braga, Pedro Rossi e Gabriel Galípolo irão abordar os três principais temais da conjuntura.

Gabriel Galípolo é economista, fundador e sócio-diretor da Galípolo Consultoria e ex-presidente do Banco Fator. Júlia Braga é economista e professora associada da Universidade Federal Fluminense. Pedro Rossi é professor do Instituto de Economia da Unicamp, pesquisador do Centro de Estudos da Conjuntura e Política Econômica.

Leia mais:

1 – Seguidor do MBL sugere plano infalível com óleo de soja contra tanques russos

2 – Se o novo ministro da Educação considera a Bíblia infalível, quando começaremos a apedrejar nossos filhos?

3 – O maior cineasta da história: Stanley Kubrick, o infalível

Inflação deverá subir até 0,8 p.p. após aumento dos combustíveis

De acordo com o Poder 360, o aumento no preço dos combustíveis anunciado pela Petrobrás na última semana podem elevar em até 0,8 ponto percentual o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Com a elevação dos valores, a estimativa é de que a inflação chegue a até 7% em 2022. No entanto, a meta de inflação é de 3,5% para 2022, com um intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais (5%) ou para menos (3%).

A Petrobrás elevou os preços nas refinaria em 18,8% no caso da gasolina, 24,9% no diesel e 16% no gás de cozinha. A justificativa é o encarecimento no preço do barril do petróleo após o início da guerra entre a Ucrânia e Rússia, que já dura mais de 15 dias.

Assista ao vídeo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link