PDT faz pedido de Natal para Ciro Gomes: “Decida logo”

Atualizado em 25 de dezembro de 2021 às 14:44
Ciro Gomes enxugando o suor com um lenço
Ciro Gomes recebeu um presente indigesto – Foto: Reprodução

Membros do PDT aproveitaram o Natal para fazer um pedido especial para Ciro Gomes. Deputados pediram ao pré-candidato para decidir logo se vai manter a candidatura ou desistir. A ideia é que ele precisa de uma posição oficial para que os candidatos ao Congresso se organizem em torno de um nome: Lula. Muitos parlamentares, inclusive, já começaram a se aproximar do petista.

No PDT já há quem defenda que a sigla deveria fazer parte da federação liderada pelo PT. Até o momento, o partido de Lula negocia com o PSB e PV, além do PC do B. PSOL e Rede também são possibilidades aventadas para fazer parte do grupo. A intenção é montar um super partido no Congresso para garantir governabilidade para o presidente, se ele for eleito.

Acontece que Ciro vem atrapalhando todos esses planos ao garantir que manterá a candidatura. Em novembro, ele já foi pressionado pelos membros do PDT, inclusive candidatos a governos estaduais. Foi dado um ultimato de que ele teria até fevereiro para ver sua candidatura decolar ou então a estratégia deveria ser revista. As pesquisas que vieram logo depois, em dezembro, mostraram o pdtista ainda mais encolhido, com números de nanico.

Leia também

1 – Bolsonaro faz aposta ousada sobre vacinação infantil: “Estão comigo”

2 – Maioria acha que Bolsonaro errou ao acabar com o Bolsa Família, diz Datafolha

3 – Arcebispo de Aparecida pede ao Menino Jesus força na vacinação de crianças

Ciro Gomes terá de desistir?

No momento, Ciro conta com o apoio do presidente da legenda, Carlos Lupi. Os dois querem levar a candidatura até o fim e acreditam que há espaço para o crescimento. O problema é que as pesquisas não refletem a intenção dos dois e nada leva a crer que haverá crescimento. Para piorar, desde novembro Ciro está em quarto, já que perde também para Moro.

O presente de Natal em forma de recado dada por parlamentares do PDT foi muito específico. “Decida logo se vai conseguir crescer ou desista”, foi o pedido. Para membros da sigla, a demora para uma eventual desistência poderá atrapalhar acordos com o PT e os governadores e deputados perderiam protagonismo.