Destaques

Brasileiros aprovam laços com a China, diz pesquisa

Bandeiras do Brasil e China. (Foto: Reprodução)

Os brasileiros acreditam que sua cooperação comercial com a China alcançou uma situação vantajosa para todos, de acordo com uma pesquisa recém-divulgada, tendo elogiado o desenvolvimento da segunda maior economia do mundo em vários campos.

A pesquisa “A China e o mundo aos olhos do Brasil”, conduzida pelo Instituto de Estratégia Nacional de Comunicação da Universidade Huazhong de Ciência e Tecnologia, foi divulgada antes da visita de Estado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China. A pesquisa abrangeu mais de 1.000 cidadãos brasileiros sobre suas opiniões sobre a China e o mundo em 2022.

Cerca de 60 por cento dos entrevistados veem a cooperação comercial sino-brasileira como vantajosa para todos, enquanto mais de 55 por cento acreditam que o Brasil beneficiou de sua relação com o maior parceiro comercial do país.

Desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e o Brasil, em 1974, as relações econômicas e comerciais alcançaram grandes avanços, com a China permanecendo como o maior parceiro comercial do Brasil por 14 anos consecutivos.

Os dados revelam que o volume do comércio bilateral atingiu mais de US$ 171 bilhões no ano passado – um aumento de 4,9% em relação ao ano anterior em um cenário de desafios globais, incluindo inflação elevada, conflitos geopolíticos e a pandemia.

A primeira parceria estratégica estabelecida pela China foi com o Brasil, em 1993, com foco no aumento do comércio e dos investimentos. A primeira década deste século testemunhou uma forte intensificação dos laços entre os dois países, que vêm trabalhando juntos em instituições e mecanismos multilaterais, incluindo o BRICS, pilar dos mercados emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Presidente da China, Xi Jinping. (Foto: Reprodução)

A China é agora a principal fonte de investimento estrangeiro do Brasil, enquanto que o investimento acumulado da China no Brasil atingiu quase US$ 100 bilhões em dezembro de 2022, de acordo com a embaixada chinesa no país.

A infraestrutura é uma área-chave para as empresas chinesas.

Um exemplo dos laços estreitos é a construção da Linha 2 do Metrô de São Paulo, um projeto realizado em conjunto pela Power Construction Corp of China e empresas locais no Brasil, o qual criou mais de 1.200 empregos locais, de acordo com a empresa chinesa . Após sua conclusão, espera-se a melhoria do transporte regional e o impulsionamento do crescimento econômico regional de longo prazo.

No turismo, os brasileiros revelaram grande interesse na China, já que 55,9% dos entrevistados desejam visitar a China e mais de 20% disseram estar dispostos a fazer negócios no país, segundo a pesquisa.

A cultura chinesa também atrai os brasileiros. A Grande Muralha tornou-se o símbolo cultural mais conhecido no Brasil, e os pandas e as artes marciais ocupam o segundo e o terceiro lugares, respectivamente, segundo a pesquisa.

Metade dos brasileiros está consciente do Ano Novo Lunar Chinês e mais de 40% estão interessados na porcelana e comida chinesa.

Originalmente publicado em Portuguese People

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Mulheres que moram em McDonald’s no Rio já foram rés por difamação e agressão

Bruna Muratori, de 31 anos, e sua mãe, Susane Muratori, de 64, têm sido destaque…

2 horas ago

O chá da tarde dos pensadores liberais em meio à tragédia. Por Moisés Mendes

O Estadão manteve na capa da versão online, durante toda a quarta-feira, esta chamada para…

4 horas ago

Múcio admite possibilidade de GLO no RS, mas impõe condição; saiba qual

Em declarações recentes, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, destacou a viabilidade da utilização…

4 horas ago

PT vai ao STF para pedir inelegibilidade de Ricardo Nunes, diz Boulos

O pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), declarou nesta quinta-feira (9) que…

4 horas ago

Produtores do RS dizem que “não há motivo para alerta com arroz”

A recente inundação no Rio Grande do Sul levantou preocupações sobre a disponibilidade de arroz…

5 horas ago

Água do Guaíba começa chegar às cidades do sul do RS

A água que saiu do Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, começou a chegar…

5 horas ago