Destaques

PF desmonta fake news plantada pelo Anonymous sobre “novo depoimento” de Adélio

Adélio Bispo de Oliveira, autor da facada contra o então candidato Jair Bolsonaro, nunca incriminou PT ou campanha do ex-ministro Fernando Haddad – Divulgação/Assessoria de Comunicação Organizacional da 2º BPM

A Polícia Federal (PF) negou a existência de um suposto novo depoimento de Adélio Bispo de Oliveira, autor de uma facada contra o então candidato à Presidência da República, o presidente Jair Bolsonaro (PL), em setembro de 2018.

A matéria é do Brasil de Fato 

A corporação disse que “não procede” o boato de que Adélio teria incriminado o Partido dos Trabalhadores (PT) ou a campanha do ex-ministro Fernando Haddad pelo atentado contra Bolsonaro. A informação foi confirmada pelo jornalista Rubens Valente, do Uol.

O Brasil de Fato enviou e-mail à assessoria de imprensa da PF solicitando uma nota sobre o caso. Até o momento, não houve resposta. Caso a corporação responda, o comunicado será adicionada na íntegra à reportagem.

:: Quebra de sigilo do advogado de Adélio Bispo é “absurda e criminosa”, diz membro da OAB/SP ::

“Ainda que agora quisesse prestar um novo ‘depoimento’ – o que é negado, é uma fake news -, nunca seria como testemunha ou réu, já que foi diagnosticado repetidas vezes como portador de transtorno mental e é considerado pela Justiça Federal como inimputável”, escreveu Valente, em sua reportagem.

Leia mais:

1- Adélio não prestou novo depoimento, diz colunista

2- Bolsonaro se reúne secretamente com investigadores do caso Adélio

3- PF verifica mensagens e ligações do advogado de Adélio Bispo

Em 2019, o juiz Bruno Savino, da 3ª Vara Federal de Juiz de Fora (MG), concluiu que Adélio tem transtorno mental e é inimputável —incapaz de entender o caráter de crime que cometeu e de responder por seus atos. Por isso, agora, ele poderia, no máximo, ser ouvido como “informante”.

Adélio está preso desde setembro de 2018, quando cometeu a tentativa de assassinato contra o então candidato Bolsonaro durante ato de campanha em Juiz de Fora. Ele passou por avaliações de psiquiátricas oficiais e indicados pela defesa e pela acusação.

No último sábado (12), uma publicação de um perfil no Twitter afirmou que “Adélio Bispo prestou depoimento gravado pela PF dizendo que a facada teria sido encomendada pela campanha de Haddad em 2018”. O Brasil247 repercutiu o caso.

“Carluxo irá usar esse vídeo. Eu tenho certeza, absoluta que Adélio foi coagido”, diz o tweet. O Brasil de Fato fez contato com os administradores da página para verificar a veracidade da informação. Até o momento, não houve resposta.

:: Postagem no Facebook que identifica líder do MST como Adélio Bispo é falsa ::

Em novembro de 2021, a PF, de fato, retomou as investigações sobre Adélio Bispo. Neste passo estava prevista a análise de dados bancários e do celular de Zanone Manuel de Oliveira, principal advogado de Adélio.

À época, o delegado da PF Rodrigo Morais Fernandes também confirmou que vai apurar as informações fiscais e as imagens do circuito interno de TV do escritório de advocacia onde trabalha Zanone.

A reabertura do inquérito foi autorizada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), dando seguimento ao processo que se encontrava arquivado desde 2019.

A PF já concluiu duas vezes que Adélio agiu sozinho no atentado. Bolsonaro e aliados sustentam – sem provas – que o acusado não teria como pagar os honorários dos advogados e, por isso, deveria ser apurado quem pagou a conta.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Em 2019, Leite cortou ou alterou quase 500 pontos do Código Ambiental do RS

O Código Ambiental do Rio Grande do Sul, que levou nove anos em debate, audiências…

28 segundos ago

Saiba por que o RS hoje é o Brasil de amanhã

O Rio Grande do Sul está enfrentando uma série de desafios climáticos que o colocam…

44 minutos ago

Deputadas do PT e PSOL foram únicas enviar emendas para prevenção de desastres ao RS

Após três eventos climáticos extremos em 2023 resultarem em 80 mortes e inundações em várias…

1 hora ago

Sabadão do DCM: TSE mantém Bolsonaro inelegível e brocha apoios nos estados

AO VIVO. Leandro Fortes e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com deputado…

2 horas ago

Motorista do Porsche está foragido após ordem de prisão, diz polícia

A polícia está em busca do motorista do Porsche envolvido em um acidente fatal na…

2 horas ago

Tragédia no RS: Observatório do Clima vê culpa de legisladores por desmonte ambiental

As intensas chuvas que atingem o Rio Grande do Sul já deixaram dezenas de mortos…

2 horas ago