PF diz que novo depoimento de Cid é “esclarecedor” e foi gravado

Atualizado em 12 de março de 2024 às 13:11
O ex-presidente Jair Bolsonaro e seu ex-ajudante de ordens, Mauro Cid. Foto: Alan Santos/PR

O depoimento prestado pelo tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, nesta segunda (11) foi considerado “importante e esclarecedor” pela Polícia Federal. A longa oitiva foi filmada e as declarações serão transcritas a partir desta terça (12). A informação é da revista Veja.

O novo interrogatório é visto como uma espécie de atualização de seu acordo de delação. O tenente-coronel tem tentado negar suas declarações feitas em outras oitivas com a PF, dizendo que suas acusações são uma “interpretação” de investigadores e alegando que “nunca disse que o presidente tramou um golpe”.

No depoimento desta segunda, ele falou sobre o uso das verbas da Presidência da República a partir de saques com cartão corporativo, fraude nos certificados de vacinação, dinheiro obtido com a venda de joias, negócios firmados nos Estados Unidos durante a viagem de Bolsonaro e sobre a trama golpista.

Agentes da PF afirmam que Cid esclareceu pontos não abordados em outras ocasiões, novos fatos que surgiram após depoimentos de outros interrogados e respondeu perguntas feitas a partir de provas coletadas pela Polícia Federal durante perícias em aparelhos apreendidos com outros bolsonaristas.

O tenente-coronel Mauro Cid. Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Ele afirmou que não participou da reunião golpista com os então comandantes das Forças Armadas e com o ex-presidente sobre uma tentativa de golpe de Estado. Esse foi o sétimo depoimento do ex-ajudante de ordens à PF.

A nova oitiva de Cid foi agendada após o depoimento de Freire Gomes, ex-comandante do Exército, que implicou diretamente Bolsonaro e o ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, na trama golpista. A expectativa entre investigadores é que ele reforçasse as declarações do ex-chefe da Força.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link