PF faz ação sobre suspeitas de corrupção de Juscelino Filho e fraude na Codevasf

Atualizado em 1 de setembro de 2023 às 8:30
Juscelino Filho, ministro das Comunicações. Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta sexta-feira (1º), uma operação para desarticular uma organização criminosa que supostamente praticava fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro, envolvendo verbas federais da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

A PF cumpre 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Luís (MA), Vitorino Freire (MA) e Bacabal (MA). Todos eles foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A lista de investigados também inclui o ministro das Comunicações, Juscelino Filho. Ele, no entanto, não é alvo dos mandados cumpridos pela corporação nesta sexta. A PF até pediu buscas contra o ministro, mas Luís Roberto Barroso, do STF, negou o pedido.

A suspeita é de que o ministro tenha desviado emendas parlamentares por meio da Codevasf, destinadas à Prefeitura de Vitorino Freire (MA), onde sua irmã Luanna Rezende (União Brasil) é prefeita. Ela, sim, é um dos alvos das buscas.

Juscelino Filho e sua irmã, Luanna Rezende. Foto: Reprodução/Redes Sociais

A PF também detectou diálogos entre Juscelino e um empresário responsável por obras no município e apura suspeitas de pagamentos a ele. A informação foi divulgada pelo colunista Aguirre Talento, do UOL.

Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por fraude a licitação, lavagem de capitais, organização criminosa, peculato, corrupção ativa e corrupção passiva.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link