PF descumpriu ordem ao ouvir Bolsonaro sem avisar defesa de Moro

Atualizado em 7 de novembro de 2021 às 15:09
Veja Jair Bolsonaro e Sergio Moro
Jair Bolsonaro e Sergio Moro. Foto: Agência Brasil

Polícia Federal ignorou o procurador-geral da República, Augusto Aras, ao não comunicar à defesa do ex-ministro da Justiça Sergio Moro a realização do interrogatório de Jair Bolsonaro no inquérito que apura a suspeita de interferência política do presidente na corporação, informa a Folha de S.Paulo.

LEIA MAIS:

1 – Fachin diz que o TSE vai combater as fake news e que eleitor terá “dieta informativa mais saudável”

2 – Empresa do avião de Marília Mendonça é investigada após denúncia de excesso de trabalho

3 – DCM Ao Meio: Txai Suruí fala sobre COP26, Amazônia e ameaças que recebeu após ataque de Bolsonaro

Sem ouvir a defesa de Moro

Nas manifestações enviadas em setembro ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), portanto mais de um mês antes do depoimento, Aras ponderou a necessidade de intimação da Procuradoria e dos advogados dos investigados quando da realização de oitivas.

Bolsonaro foi ouvido pela PF no Palácio do Planalto na quarta (3), ocasião em que negou a acusação feita contra ele e afirmou que Moro condicionou uma troca no comando da corporação à sua indicação para uma vaga de ministro do Supremo, declaração rebatida pelo ex-juiz da Lava Jato.

Defesa de Moro não participou do interrogatório e, em nota à imprensa, reclamou do fato de não ter sido “intimada e comunicada oficialmente com a devida antecedência, impedindo seu comparecimento a fim de formular questionamentos pertinentes”.

Em 2020, ainda na relatoria do caso, o ex-ministro Celso de Mello concedera aos advogados de Moro o direito de acompanhar o interrogatório de Bolsonaro e fazer perguntas. Foi uma medida em caráter excepcional —não é de praxe que isso ocorra na fase policial.

Moro disse que queria acompanhar depoimento de Bolsonaro

Naian Lopes informou em 6 de outubro no DCM: Jair Bolsonaro confirmou que vai depor presencialmente à Polícia Federal e Sergio Moro pretende acompanhar a declaração. O juiz poderá participar presencialmente ou enviar representantes para assistir ao depoimento do presidente.

Conforme apurou o DCM, Moro não acha uma má ideia ficar frente a frente com Bolsonaro. Isto porque não engoliu o fato de ter sido confrontado pelo chefe do executivo federal. O ex-juiz acusou seu ex-parceiro político de suposta interferência na PF.

Em conversas com aliados, o ex-ministro da Justiça afirmou que tem interesse em participar do depoimento. “Ele quer escutar Bolsonaro e até fazer perguntas. O objetivo é impedir que o presidente minta”, falou uma pessoa próxima ao ex-juiz.

E Moro tem dito que não há ninguém melhor do que ele para confrontar o presidente, caso invente alguma história. Porém, colegas pedem para que ele não vá ao depoimento. Na visão deles, apenas criará um fato para a imprensa e acabará tirando o foco do assunto principal.

O ex-juiz, no entanto não acompanhou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.