Após tombo, PIB do Brasil cresce 4,6% em 2021, diz IBGE

Atualizado em 4 de março de 2022 às 11:51
Ministério da Economia
PIB cresce em 4,6% e se recupera de recessão técnica, mostra IBGE/ Foto: Reprodução.

Conforme dados divulgados, nesta sexta-feira (4), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 4,6% em 2021, apresentando crescimento acima do previsto pelos analistas. Indústria e Serviços foram os setores de maior crescimento.

De acordo o IBGE, o PIB de 2021 somou R$ 8,7 trilhões. O PIB per-capita (o valor dividido pela população) ficou em R$ 40.688,1, com um avanço real de 3,9% em comparação com o ano anterior.

Em 2020, por conta da recessão global provocada pela pandemia da covid-19, o PIB brasileiro encolheu 3,9%. Em 2021, nos últimos três meses do ano, o PIB avançou 0,5% em relação aos três meses imediatamente anteriores, interrompendo o ciclo negativo dos dois trimestres iniciais do ano.

Leia mais:

1- Advogado de Flávio Bolsonaro no caso da rachadinha será nomeado para secretaria; Saiba qual

2- Seguidor do MBL sugere plano infalível com óleo de soja contra tanques russos

3- Acusado de matar Marielle, Ronnie Lessa diz que Bolsonaro o ajudou em 2009

PIB em alta

Diante dos números positivos de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados pelo IBGE, a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia divulgou nota técnica em que comemora os resultados.

“A economia brasileira cresceu 4,6% em 2021. O resultado mais que compensa a queda de 3,9% em 2020, causada pelas consequências da pandemia da Covid-19. Com tal resultado, observa-se que a economia brasileira recuperou o nível da atividade anterior à pandemia, mostrando uma recuperação econômica em ‘V’”, diz a nota.

O Ministério da Economia observa que o crescimento observado no Brasil foi maior que de todos os demais países do G-7, com exceção dos Estados Unidos. Com relação ao G-20, foi maior que a mediana do grupo.

Para este ano, no entanto, a projeção do mercado é de uma desaceleração do ritmo para alta de 0,3%. Contudo, analistas reconhecem que o desempenho do PIB pode recuar 0,5%. Com os atuais conflitos no Leste europeu em curso, o cenário que está sendo cogitado é o de estagflação, quando não há crescimento e os preços não param de subir.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link