PL das Fake News: Dino vai acionar Senacon contra o Google por prática abusiva

Atualizado em 1 de maio de 2023 às 18:45
Google faz campanha contra o PL das Fake News. (Foto: Reprodução)

O ministro da Justiça, Flávio Dino, prometeu acionar a Secretaria Nacional do Consumidor contra o Google por possível prática abusiva. O buscador tem exibido uma campanha contra o Projeto de Lei 2360/2020, conhecido como PL das Fake News, para os usuários brasileiros.

“Estou encaminhando o assunto à análise da Secretaria Nacional do Consumidor, órgão do Ministério da Justiça, à vista da possibilidade de configuração de práticas abusivas das empresas”, afirmou o ministro.

O Google tem exibido textos, como o intitulado “O PL das fake news pode piorar sua internet”, na sua página principal antes de qualquer pesquisa. O link leva a uma publicação no blog da empresa, que alega que o texto vai “aumentar a desinformação no Brasil”. A empresa ainda pede que os usuários contatem deputados federais e diz que o projeto “pode aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira”.

Além do buscador, o Twitter também tem participado da campanha contra o PL. A rede social tem censurado usuários que tentam tratar do tema e impedido que eles usem termos relacionados ao texto em publicações.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link