Brasil

Plágio: Future-se é nome com registro no INPI de empresa de “coaching profissional”

Ghislaine Sandri Damasceno Vieira da Silva (Imagem: reprodução)

PUBLICADO NO PORTAL COME ANANÁS

POR HUGO SOUZA

“Gente, a gente não tá copiando”, disse o ministro brasileiro da Educação, Abraham Weintraub, no finzinho da apresentação do programa Future-se, do MEC, no último 17 de julho, em Brasília. O Governo Federal, porém, batizou seu programa que “pretende libertar, criar sentimento de empreendedorismo” com um nome já registrado por terceiro no Instituto Nacional de Marcas e Patentes (INPI), e registrado precisamente na especificação “consultoria empresarial em negócios”, que é no que o governo Bolsonaro pretende transformar a Universidade pública brasileira.

O pedido de registro da marca “Future-se” foi feito no dia 24 de maio de 2016 por Ghislaine Sandri Damasceno Vieira da Silva, que é dona também do domínio “future-se.com.br”. A concessão de registro do INPI saiu quase dois anos depois, em 27 de março de 2018, e tem validade de 10 anos. Desde aquele dia, portanto, e até 27 de março de 2028, Ghislaine tem direito à propriedade e ao uso exclusivo da marca “Future-se” em todo o território nacional, em seu ramo de atividade econômica, desde que a mantenha em uso.

Em uso, ela a mantém. Ghislaine Sandri é dona da empresa de “coaching profissional” Future-se, baseada na cidade de Nova Friburgo, na região serrana do estado do Rio de Janeiro.

Já em matéria de ramo, em matéria de contabilidade de empresas de Coaching, o código de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) nos quais essas empresas costumam se enquadrar para prestar contas à Receita Federal é o 8599-6/04, para “treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial”.

Esse código não compreende o ensino superior, de modo que, a princípio, nem se quisesse – e ela, perguntada por Come Ananás, diz não querer -, Ghislaine Sandri poderia levar muito adiante uma qualquer contestação ao batismo pelo Governo Federal do programa com o qual intenta-se transformar a universidade brasileira em uma “linha de montagem de empresas” (palavras usadas por Weintraub no evento de apresentação do Future-se), via “capital estrangeiro” (palavras usadas pelo MEC no vídeo de apresentação do programa).

‘Eliminando as vozes internas críticas’

Perguntada se o uso pelo governo Bolsonaro da marca “Future-se” de alguma maneira a incomodou, Ghislaine respondeu: “não me incomodou, pois a princípio é apenas um nome de um programa, um projeto”. Sobre se vê semelhanças entre o Future-se do MEC e a sua Future-se, disse que não conhece o do MEC a fundo: “mas acredito que não. Meu trabalho é exclusivamente o Coaching de Carreira”.

O que nos leva, porém, “De Volta Para o Future-se”.

“A gente quer libertar nossos jovens dessa perspectiva: ‘vou ter que arrumar um emprego, vou fazer um concurso público’. Não! ‘Eu sou o senhor do meu destino. O que eu aprendi de conhecimento eu vou criar alguma coisa que gere riqueza. O empreendedorismo vai estar dentro de mim’”, disse Weintraub, apresentando o Future-se do MEC.

Diz a Future-se de Nova Friburgo, em seu website, que com “investimento inicial” de R$2.500,00 “o processo de Coaching Future-se na Carreira com a estratégia do Mapa F10 tem a proposta de te ajudar a descobrir o melhor caminho a partir de suas forças e de sua própria inteligência”.

Outro ponto em comum entre o Future-se do MEC e o “Future-se na Carreira” é que está lá, previsto para o “Mapa F10”, para os “coachees”, como para a Universidade brasileira, para a desgraça desse país: “eliminando as vozes internas críticas”.

Tipografia ‘techno’

“Gente, a gente não tá copiando. A gente está trazendo as melhores ideias”, disse Weintraub, sobre o Future-se. Logo na sequencia do anúncio do Future-se do MEC, Kátia Gerab Baggio registrou em postagem no Facebook:

“Descobri, ao buscar ‘Future-se’ no Google, que este é um slogan usado pela Faculdade de Informática e Administração Paulista – FIAP, para divulgar seus cursos de MBA nas áreas de Tecnologia, Inovação e Negócios, com o objetivo, segundo consta na página, de formar “líderes do futuro” e promover “o empreendedorismo, a inovação e o networking”. O nome adotado pelo MEC é uma mera coincidência? Nem original, na escolha do nome, o MEC conseguiu ser? Registro que a concepção e o visual de lançamento do projeto do MEC são muito similares aos encontrados na página da FIAP”.

(…)

 

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

VÍDEO – Alvo de chacota: como foi ‘carreata fantasma’ de Bolsonaro em Acaraju

A passagem de Jair Bolsonaro em Acaraju, Sergipe, viralizou de forma negativa nas redes sociais.…

1 hora ago

Sobrinho de socialite acusa suposto marido de roubar joias, tapetes persas e obras de arte

A socialite Regina Gonçalves, de 88 anos, voltou ao seu apartamento no Edifício Chopin, em…

3 horas ago

Pousadas da empresa dona da pensão que pegou fogo em Porto Alegre têm cheiro forte e lixo pelo local

O incêndio que resultou na morte de 10 pessoas na madrugada de sexta-feira (26) em…

3 horas ago

Membros do STF, STJ e PGR emendam feriado em viagem à Europa

Uma comitiva formada pelos ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF),…

3 horas ago

DCM Ao Meio-Dia: Vocalista do Molejo morre aos 51 anos; aliados de Bolsonaro querem lançar Michelle à Presidência

AO VIVO. Prof. Viaro e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com a…

4 horas ago

VÍDEO – Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano: “Prazer revê-la”

Neste sábado (27), o Papa Francisco recebeu a ex-presidente do Brasil e atual presidente do…

4 horas ago